Alunos do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal do Ceará (UFC) estiveram na manhã desta quarta-feira (14) visitando as dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro para conhecer as particularidades do quarto maior entreposto comercial do país. Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais; comercialização dos produtos e funcionamento do processo trabalhista no Mercado.
Todos os questionamentos referentes ao processo foram explicados, pelo coordenador de estatística e controle de qualidade do Mercado, Carlonito Dias dos Santos. “Acredito que proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e principalmente informar sobre a importância do não desperdício adotado pelo Mercado é algo que acrescenta e muito o nosso trabalho”, observou.
A experiência foi enriquecedora para a estudante Elaine Silva dos Santos. “É interessante saber que tipo de produtos são produzidos e comercializados em Juazeiro e Petrolina. Achei o sistema produtivo utilizado aqui muito organizado e estamos animados em conhecer o processo de comercialização do Mercado do Produtor. Estamos aprendendo com a experiência local, e isso vai nos ajudar na vida futura como engenheiros agrônomos”, disse.
Durante a semana, o grupo também irá conhecer as instalações da Embrapa Semiárido e de algumas propriedades produtoras de uvas na região, além de projetos de irrigação. O professor de fruticultura da Universidade, Márcio Correia, falou da felicidade em constatar o grande potencial da região. “Podemos observar que o potencial dessa região é fantástico, e o Mercado do Produtor, por ser o maior entreposto do norte e nordeste, foi o escolhido para vermos de perto a forma que os produtos são comercializados e a maneira que é feito o escoamento para outras regiões do país. Pretendemos usar todo esse conteúdo adquirido na vida acadêmica do aluno bem como no seu dia-a-dia”, explicou.
Após ouvirem relatos sobre os trabalhos desenvolvidos no Mercado, os alunos fizeram alguns questionamentos e visitaram as locações, conhecendo de perto a realidade local. “É muito gratificante receber visitas ilustres, e poder proporcionar uma integração com o setor produtivo do Mercado do Produtor. Estamos felizes em poder contribuir de alguma forma com o futuro profissional desses jovens” destacou o secretario de Agricultura Pecuária e Abastecimento Jorge Cerqueira.
Vale destacar que o entreposto comercializa para todo o Brasil, gerando 6.000 empregos diretos e indiretos, através da agricultura irrigada. Existem 1.200 locais de comercialização entre boxes, módulos, paletes e pedras, onde circulam 6.000 caminhões por mês carregando 14 toneladas de produtos.