Os alunos do 7º período do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), estão desenvolvendo em sala de aula, projetos envolvendo realidade aumentada para smartphones e dispositivos como o Kinect que traz ao usuário um detector de movimentos bastante utilizado em vídeo games, por exemplo. O objetivo dos estudos é trazer esse tipo de tecnologia para a faculdade, além de futuramente desenvolver projetos de extensão que aproximem a sociedade do que é realizado na FACAPE.
Sob coordenação do professor Thomas Rabelo, na disciplina de Computação Gráfica, os estudantes têm a oportunidade de ainda dentro da Faculdade, de manter contato com tecnologia de ponta, muito requisitada no mercado de trabalho e que apresenta grande potencial de crescimento nos próximos anos. “Tem sido bastante exigido do profissional em Ciência da Computação o conhecimento dessas ferramentas tecnológicas envolvendo smartphones e dispositivos como o Kinect. Aqui na FACAPE, além de apresentarmos aos alunos, nós pretendemos por meio de projetos de extensão levar o que é produzido à comunidade em geral”, destacou professor Thomas.
Para o estudante Jefferson Kenede, a oportunidade de entrar em contato com os mais altos níveis de tecnologia ainda dentro da faculdade, é gratificante. ”Unir conceitos teóricos e práticos, utilizar tecnologia de ponta e ainda incrementar meu currículo com esse conhecimento tão requisitado no mercado de trabalho me faz mais seguro da profissão que escolhi”, afirmou o jovem.
André Nazário
ASCOM/FACAPE