Um grupo de 60 alunos EBEP, programa de educação básica articulada com educação profissional, do SESI Norte (Juazeiro), visitou, na última sexta-feira, a unidade Têxtil e de Vestuário do SENAI Dendezeiros e duas fábricas do complexo de Fazenda Coutos III: a Forme Fardas e a Pereira Borges. A visita é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), dentro do Projeto Viajando no Mundo da Costura. O objetivo foi proporcionar aos alunos do curso a oportunidade de conhecer de perto como funciona uma unidade industrial de confecções e também contribuir com a formação dos alunos, com a realização de palestras informativas.
O grupo, sob o comando da coordenadora do Ebep do SESI Norte, Ana Paula Santos Granja Ribeiro, é integrado ainda por quatro professores do SESI e do SENAI. Ana Paula explicou que os alunos que estão participando do projeto iniciaram o curso em 2011 e concluem em fevereiro de 2013. A principal particularidade do Epeb é a articulação entre educação básica e profissional em que os conteúdos trabalhados em sala de aula estão relacionados e voltados para o curso técnico. Atualmente, em Juazeiro, há cinco turmas do Ebep em formação.
Durante a visita ao SENAI Dendezeiros o grupo teve a oportunidade de assistir a duas palestras feitas pelo design de moda Geferson Vilas Boas, que falou sobre moda, história da moda e design. A outra palestar foi conferida pela professora Rosinalva da Paixão, que falou sobre a história da máquina de costura.
Para quem participa do curso, como Rejane da Silva , 33 anos, a expectativa é conseguir uma oportunidade para se inserir no mercado a partir de fevereiro, quando o curso terminar. Ela conta que resolveu fazer o curso depois de ouvir o anúncio no jornal local da televisão, em Juazeiro. Para Ariston Pereira Montes, 63 anos, um dos dois homens da turma, o curso tem contribuído para o seu aperfeiçoamento. Ele explica que trabalha desde os 10 anos como alfaiate e tem um ateliê de costura, mas apesar da prática, o curso tem contribuído para melhorar a qualidade dos seus produtos e já está refletindo no aumento da clientela. Além disso, o aprendizado com as disciplinas formais também vem ajudando a reforçar seu aprendizado.
Foto: João Alvarez / Sistema FIEB