Nesta terça-feira (18.10) os estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) decidiram em assembleia deliberativa pela ocupação do Campus III (na cidade de Juazeiro – BA).
A reunião aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães e contou com a presença de professores e estudantes dos cursos presentes na universidade. Na ocasião mais de 200 pessoas fizeram parte da votação, que deliberou pela ocupação, paralisando as atividades do campus por tempo indeterminado.
A UNEB é a quarta universidade do Médio São Francisco a parar suas atividades. Esta ocupação tem como objetivo somar-se ao calendário de lutas regionais e nacionais contra a PEC 241.
“A proposta da PEC 241 aumenta a precarização da instituição, que luta há anos por condições dignas para o funcionamento dos cursos. Ela irá congelar os investimentos públicos por 20 anos, atingindo principalmente a saúde e a educação”, afirmou o estudante de jornalismo, André Amorim.
Portões fechados
Com cartazes e palavras de ordem os alunos criticaram a PEC 241, aprovada na segunda-feira (10.10). Nesta manhã (19.10), os estudantes fecharam os portões e paralisam as atividades da universidade.
“Além da luta contra a PEC, estamos aqui para garantir um ensino público de qualidade. Há uma pendência que ocorra ainda mais o sucateamento das universidades públicas e a UNEB não foge deste quadro. Devemos ter uma estrutura mínima para garantir a formação do aluno de qualidade. A nossa pauta é legitima”, afirmou Judenilton Oliveira, estudante de engenharia agronômica.
Ainda pela manhã, os alunos se reuniram proporcionando um debate com os professores reforçando a pauta e cobrando também um posicionamento da instituição.







