Estudo realizado no Mestrado da Uneb de Juazeiro(BA) prevê a redução do uso de adubos em lavouras de tomate

Imagine consumir tomates que contenham maior número de minerais que podem auxiliar na prevenção de doenças como a desnutrição e a anemia. Com a utilização da técnica conhecida como biofortificação agronômica é possível. No Sertão baiano esse procedimento se tornou o principal objetivo de um estudo desenvolvido pelo Programa de Pós – Graduação Mestrado em Horticultura Irrigada (PPHI) do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada na cidade de Juazeiro, que fica no Norte do Estado.

A pesquisa realizada pela mestranda da Uneb Keylan Silva Guirra, sob a orientação do professor de Olericultura do DTCS, Carlos Alberto Aragão, buscou utilizar dosagens diferenciadas de adubos feitos à base de Sulfato Ferroso e Sulfato de Zinco em sementes e mudas de tomates, que são conhecidas pelos sertanejos da região do Vale do São Francisco como o híbrido Tyna e uma cultivar popular Caline IPA 6.

Esse processo chamado de Biofortificação Agronômica consiste em uma técnica que ajuda a aumentar o número de nutrientes na planta a partir da utilização adequada de adubos. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), os alimentos biofortificados produzidos no Brasil são: o milho; a batata-doce; o feijão caupi; a mandioca; a abóbora; o trigo; o feijão; e o arroz.

Keylan conta que o interesse em realizar o estudo com esse tipo de procedimento se deu após conhecer trabalhos realizados em Moçambique, na África e no Brasil, pela Embrapa.

O orientador da pesquisa Carlos Alberto Aragão reforça que o estudo está em fase embrionária e que posteriormente poderá ser feito com outros vegetais. “Recentemente começamos a trabalhar com a linha de pesquisa voltada para o que chamamos de alimentos funcionais ou biofortificação que visam aumentar taxas de elementos importantes para o organismo humano através do uso da fertilização das plantas”, disse.

ESTUDO – A mestranda da Uneb explicou que as sementes e as mudas de tomateiro foram tratadas com dois tipos de adubos minerais: o sulfato ferroso e sulfato de zinco, com aplicações de dosagens que variavam de zero a 20%. Segundo Keylan, as diferentes concentrações de minerais foram feitas com o objetivo de observar a tolerância das sementes e das mudas aos percentuais de cada elemento. Para ela, a semente se tornaria um vetor que carregaria micronutrientes que auxiliariam na redução do uso de adubos sintéticos na cultura do tomate. “Meu objetivo é o de biofortificar o tomate partir tratamento inicial de sementes e mudas. O foco é agronômico e também nutricional”, disse.

Após a aplicação das concentrações de zinco e de ferro nas sementes de tomate, Keylan observou que as plantas não germinaram e percebeu, também que as dosagens de sulfato ferroso e de zinco queimavam a semente e impedindo o seu desenvolvimento. “O tratamento utilizado nas sementes não foi viável para a cultura do tomate porque prejudicou o desenvolvimento de plântulas normais. Para que o experimento dê certo é preciso que a planta tenha um bom desenvolvimento tanto da parte aérea quanto das raízes, que não podem ser atrofiadas e nem deformadas. Se não seguir essas circunstâncias, a planta pode não resistir às condições adversas do campo e consequentemente mesmo que germine, não irá promover o bom estabelecimento de mudas”, afirmou.

Nos experimentos desenvolvidos com mudas de tomate, a mestranda da Uneb percebeu que as aplicações dos adubos produziram bons resultados nos aspectos relacionados ao tamanho e formato das plantas. “As mudas de tomateiro apresentaram um bom desenvolvimento das raízes, da parte aérea e massa seca de plâtula. Esses resultados foram satisfatórios, pois indicam que é possível nutrir a planta de maneira funcional, o que nos deixa entusiasmados com possibilidade de levar esses nutrientes para quem consumir ”, destacou.

FOCO NUTRICIONAL – Para o ser humano, o consumo de ferro e zinco presentes no tomate, pode trazer inúmeros benefícios. É o que afirma o professor de Olericultura do DTCS, Carlos Alberto Aragão. “O ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral pode resultar na anemia. O Zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões.”, disse.

Ele também reforça que a biofortificação agronômica em hortaliças como o tomate pode representar a redução de custos para o produtor rural na compra de adubos.

“A técnica atenderá não só a região mas, um universo muito maior. Mas, pensando em alimentos, hortaliças e fruteiras que possuem carência nutricional, pensamos que seria possível incorporamos maiores teores de nutrientes nas plantas para torná-las mais ricas em Ferro, Zinco, Cálcio, Vitaminas do Complexo A, B, etc, sem, necessariamente, fazermos melhoramento genético, apenas adubação”, finalizou.

Fonte: ASCOM DTCS/UNEB

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Quaest: Governo Lula tem avaliação negativa para 90% do mercado financeiro, e Haddad tem avaliação positiva para 41%

post-image

A reprovação do governo Lula (PT) entre os agentes do mercado financeiro cresceu e chegou a 90%, segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).

No último levantamento, feito em março, a reprovação era de 26%.

Outros 3% avaliam o governo Lula como positivo (eram 6% em março) e 7%, como regular (eram 30%).

O levantamento ouviu 105 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro em fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Números são reação a pacote de gastos, diz diretor da Quaest

Juazeiro Política Relevantes

“A Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, destaca governador durante visita as obras da fábrica da BYD

post-image

As obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido com o Governo do Estado.

O projeto consolida a Bahia como um polo no setor de veículos elétricos e híbridos, com a previsão de gerar 10 mil empregos diretos até o final de 2025, após o início da operação.

Nesta segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues, a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram o canteiro de obras para acompanhar o progresso.

——— MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ———

A operação industrial terá início em janeiro, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final…

Read More
Política Relevantes

Os alertas de guerra na Europa que preocupam o mundo

post-image

Alertas feitos por autoridades europeias sobre a necessidade de o continente se preparar para um possível conflito têm elevado os níveis de tensão na região.

Na segunda-feira (25), um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) instou empresas na Europa a se prepararem para um cenário de guerra e a ajustarem suas linhas de produção e distribuição, a fim de ficarem menos vulneráveis ​​à chantagem de países como Rússia e China.

“Se pudermos garantir que todos os serviços e bens cruciais possam ser entregues, não importa o que aconteça, isso será uma parte fundamental da nossa dissuasão”, disse o presidente do comitê militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer, segundo a agência Reuters.

Em um evento em Bruxelas, Bauer se mostrou preocupado sobre uma possível dependência europeia em…

Read More
Política Relevantes

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

post-image

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.

O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.

A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.

A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado…

Read More
Política Relevantes

Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

post-image

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado na terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de “forma rápida e repetitiva” de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não…

Read More
Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More