Eu sabia que todo mundo sabe de tudo! Sabia? Aqui nós temos médicos sem diplomas, jogador de futebol e técnicos sem nunca terem entrado em campo, mulheres frutas sem mesmo serem mulheres. Empresários sem administrar nada, pois no Brasil rico nunca pode ser honesto, pobres falando sobre milionários como se estivessem entrado em alguma mansão e bilionários desprezando paupérrimo por nunca trocar uma palavra para aprender que riqueza é alma. Sabia?
Tem gente que é professor de Deus buscando respostas para o limite do que poderia ter acontecido na vida de outrem. O nome disso se chama Pré-Julgamentos. Sabia? Seria a denominação mais correta. Isso eu sei! É um fala mal de fulano de tal e que cicrano tenta se defender sem lembrar que existem os desocupados. Os fofoqueiros são perfeitos juízes da vida alheia sabendo mais do nosso cotidiano a que compreender os seus. Dedos apontados para o mundo tendo como vigília três dedos direcionados para si. Todo dia fico sabendo que tem “olhos” precisando fazer dieta, gordos como estão sabem até mesmo como alguns indivíduos chegaram ao sucesso ou invejam sem saber a missa metade da missão de cada um.
São tantos anjinhos em terra tendo sexto sentido. São milhares de investigadores buscando até mesmo crimes que nunca existiram. Muitos palpites, e então Maravilha! Uma hora saberemos a resposta porque tudo depende do tempo mesmo. Esse sabe de tudo! É a lógica de Deus e o remédio dos homens para dores e amores, bem como para respostas que deixou todos os sabichões sem dormir por noites.
Engraçado que quando aparece à resposta as resoluções viram de ponta cabeça fazendo com que os semblantes se enruguem com aquela expressão: Eu achava que…
Achar demais demanda incertezas, como também saber de tudo se transforma em tolice impedindo a sabedoria da observação para chegarmos a alguma conclusão sobre diversos assuntos ou ocasiões. Eu mesmo nem imaginei que escreveria sobre tudo isso. Os julgamentos são inúmeros que achei que… achava que… quero que…. Opinião todo mundo tem sobre tudo mesmo que…. achei que… quero ter certeza que…. na verdade o Amanhã nunca morre.
Professor Éder Ramos
Historiador Bacharel e Licenciado pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Palestrante Motivacional e pesquisador de Temas Sociais.