O Diário da Região entrevistou com exclusividade o cacique Ivanilson Rodrigues da aldeia Tumbalalá que explicou que tem três anos que a sua tribo não recebe os direitos garantidos por lei, entre elas o direito a saúde. Segundo o Cacique os índios vão permanecer na ponte até serem atendidos por um representante da Funasa, ministério Público ou do Governo Federal. “Queremos respeito e que a lei seja cumprida, apenas isso”, declarou.
Em dezembro de 2001 a Funai incluiu os Tumbalalá no quadro das comunidades indígenas reconhecidas e assistidas pelo Estado brasileiro. O reconhecimento oficial ocorreu após uma mobilização iniciada em meados de 1998 e direcionada para a adoção de projetos de articulação coletiva que gravitavam em torno de uma história, destino e origem comuns para as pessoas que formam hoje uma comunidade com fronteiras sociais em processo e ainda sem território demarcado.
Uma hora após interditar a principal via de acesso do Vale do São Francisco, os Índios da Aldeia Tumbalalá, deixaram a Presidente Dutra, após conversa com Polícia Rodoviária Federal.
Assista ao vídeo no facebook do Diário da Região no link: https://www.facebook.com/odiariodaregiao/videos/1222772011110482/
Por Lidiane Souza






