O prédio da reitoria da Univasf, em Petrolina – PE, vai abrigar, de 4 de setembro a 4 de outubro, a exposição “Riso a cavalo e galope do sonho”, que reúne 36 fotografias do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco.
A mostra comemorativa aos quatro anos deste grupo, que produz ensaios sobre eventos e locais de interesse histórico, artístico e cultural, é uma homenagem ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido no último dia 23 de julho. De acordo com o fundador do grupo, fotógrafo e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos, trata-se de “um recorte da riqueza do Nordeste que se desenvolve em diferentes contextos e conjuga com a diversidade das contradições. É parte do que o Suassuna receitava contra o desespero, a tristeza e a morte”, ressaltou.
Com a visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, a exposição promete surpreender o público com imagens que afloram das forças que Suassuna considerava propulsoras da sobrevivência humana. Trata-se de uma contribuição que provoca múltiplas interpretações da nação brasileira.
Criado em setembro de 2010, o grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que reúne em torno de 230 componentes, já realizou 40 jornadas em lugares como o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Canudos (BA) e eventos, a exemplo da Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista (PE) e a Vaquejada de Juazeiro (BA). Além de reunir profissionais e amadores visando o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes, o grupo também pretende reunir material para a publicação de um livro, contribuindo assim para a valorização da linguagem fotográfica no sertão.
Mais informações: www.jornadasfotograficas.com.br
Clas Comunicação & Marketing