Os criadores de animais de Petrolina, voltam a se reunir este ano para uma exposição em Rajada, distrito da cidade. A ‘Expo-Rajada’ foi cancelada em 2013 por causa da seca, mas a chuva deste ano ajudou os produtores e a feira será realizada novamente. Ficarão expostos cerca de 350 caprinos e ovinos entre os dias 26 e 28 de setembro. Os organizadores esperam movimentar mais R$ 240 mil em rodadas de negócios. A entrada é gratuita.
Estão programadas para a 4ª edição da ‘Expo-Rajada’ competições entre caprinos nas categorias Anglonubiano e Boer, além de ovinos das raças Santa Inês e Dorper. Segundo um dos organizadores da feira, Fábio Souza, criadores de vários estados do Nordeste participam da exposição. “Além dos animais de Rajada, de outros locais de Petrolina e outras cidades de Pernambuco, vêm criadores também dos estados de Sergipe, Paraíba e da Bahia. Este ano a competição vai ser ainda mais disputada”, comenta.
No dia 26, os criadores vão poder realizar o cadastro dos animais no local da exposição em uma quadra poliesportiva no centro do distrito, a partir das 16h. Os caprinos e os ovinos serão vistoriados para a realização da inscrição. A abertura está marcada para às 20h, depois da solenidade, atrações musicais vão animar o público. Os shows da noite serão dos cantores Mundinho de Rajada, Osterninho e Sérgio do Forró.
As competições serão realizadas no sábado (27), a partir das 6h, com o concurso de ordenha. O julgamento dos animais, começa a partir das 8h. Os caprinos e os ovinos serão agrupados por raça, idade e sexo e as premiações somam R$ 15 mil. Às 20h vão se apresentar a dupla Wilson e Welson e as bandas Chamego Manhoso, Cavalo de Fogo e o Forró Pega Leve.
No último dia da feira, o domingo (28), serão promovidas palestras gratuitas em uma escola público do distrito. A partir das 8h30, os interessados vão conhecer técnicas de ordenha higiênica em cabra leiteira, formas de controle de parasitas com plantas medicinais e o manejo de culturas perenes na alimentação do rebanho. No local da exposição, vai acontecer a ‘competição do grande campeão’ com os vencedores de cada categoria. Os prêmios serão entregues por volta das 11h, encerrando as atividades. São esperadas mais de 1.500 pessoas por dia.
G1 Petrolina