Materiais sobre navegação no rio São Francisco, cultura popular, tradições, folclore e educação reunidos em jornais, revistas, arquivos sonoros, manuscritos e fotografias irão compor o cenário da exposição Museu de Tudo: o arquivo de Maria Franca Pires. O evento terá início na próxima segunda-feira (24), às 17h, no prédio novo do curso de Pedagogia, que fica no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.
A abertura acontecerá no auditório Multimídia do DCH III, no referido prédio. Na programação estão previstas palestras, mesas temáticas, oficinas e o lançamento do catálogo Acervo Digital Franca Pires, resultado de um trabalho de pesquisa, realizado desde 2005.
De acordo a coordenadora geral do evento, Odomaria Rosa Bandeira Macedo, o objetivo da mostra é refletir o acontecimento da memória e seu processo, compreendendo, desde a produção do arquivo, até as pesquisas que tem se utilizado do acervo. “A exposição promove o contato e a interação das pessoas com os materiais, aciona a memória e reconstitui a história cultural na região do Vale do São Francisco”, explicou.
Ainda segundo Odomaria, a ideia é também dar visibilidade ao trabalho realizado pela professora Maria Franca Pires, em suas quatro décadas de trabalho e pesquisa cultural sobre esta região, destacando o valor da formação e disponibilização de acervos como este, para o desenvolvimento da pesquisa histórica.
A exposição Museu de Tudo: o arquivo de Maria Franca Pires é gratuita, assim como as palestras, que seguirão até o dia 26 de outubro. A mostra estará disponível na UNEB até o dia 05 de novembro.





