Ao todo, a empresa irá expor 24 painéis fotográficos. Eles retratam, especialmente, os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Semiárido que é uma dos 42 centros de pesquisa da instituição e tem sede na cidade de Petrolina (PE). Os painéis ficarão em amostra de 25 a 27 de outubro, das 10 às 22 horas, no corredor principal do shopping Center. Nesse período, técnicos da instituição vão estar presentes para prestar esclarecimentos ao público.
Cada painel é composto por cinco fotografias e breve texto explicativo que retratam um tema de pesquisa e desenvolvimento e sua repercussão na agropecuária e no meio ambiente do Semiárido brasileiro. O Bioma Caatinga, o rio São Francisco, a manga e a uva, os vinhos e sucos tropicais, os cultivos alimentares, alternativas forrageiras, caprinovinocultura, a contribuição às políticas públicas e os programas corporativos, dentre outros assuntos, são alguns dos temas retratados.
Engenheiro agrônomo responsável pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Semiárido, Elder Manoel de Moura Rocha, destaca que os 40 anos de criação da empresa de pesquisa têm sido marcados pela confraternização com os diversos segmentos da sociedade brasileira. “Assim, fazemos uma espécie de prestação de contas do que realizamos ao longo desse tempo, e, especialmente, mostramos à nossa gente a trajetória da nossa colaboração para tornar o Brasil um dos líderes mundiais na geração de tecnologias para a agricultura tropical”.
Segundo ele, a exposição no River Shopping tem uma importância especial: o contato com o público urbano. “Por vezes, parece que nos relacionamos apenas com agricultores e empreendedores rurais, ou com o mundo acadêmico. Mas quando geramos tecnologias e conhecimentos que aumentam a produção e deixam os alimentos mais baratos, inibem a degradação do meio ambiente, estamos contribuindo para tornar mais rico o nosso país e isso é do interesse de todos os brasileiros”, afirma.