Com o Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) repleto, foi aberta na manhã de hoje (22) a exposição de fotografias “Olhar do Coração”, que acontece até amanhã (23). A mostra com 12 fotos de autoria da fotógrafa cearense Jaquelina Rolim, que tem baixa visão, retratam cenas do cotidiano de várias cidades por onde ela já passou.
As obras da mostra são acompanhadas de legendas em português, em braile e com áudio descrição. Além disso, todas as imagens têm impressão metalizada e contêm elementos em alto relevo, que auxiliam as pessoas cegas ou com baixa visão a conhecer o trabalho de Jaquelina. O público presente aproveitou para tocar e sentir as fotografias e imaginar como são as imagens, seguindo a proposta apresentada pela exposição.
Participaram da solenidade de abertura a coordenadora de Políticas de Educação Inclusiva da Univasf, Daniele Maciel, a secretária Municipal de Acessibilidade, Rosemary Andrade, e representantes de diversas instituições ligadas à pessoa com deficiência. A mostra é uma promoção conjunta entre a Univasf, por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) e da Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva; e a Secretaria Municipal de Acessibilidade, e integra a programação da Semana da Pessoa com Deficiência.
A visitação é gratuita e pode ser feita no horário comercial. A fotógrafa estará à disposição dos visitantes durante toda a mostra.
Fotos: Ascom/Univasf