Com o objetivo de auxiliar o Colegiado de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) na implantação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Petrolina, na noite dessa segunda-feira (06), os alunos de Economia receberam uma palestra ministrada pelo professor doutor Adriano Provezano Gomes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e questionar o professor a respeito do trabalho que é desenvolvido na UFV e que pode ser trazido para a FACAPE. Para o professor Adriano Provezano, através de pesquisas de mercado e empenho de alunos e professores, é possível que em Petrolina seja implantado o projeto de (IPC), que entre outras coisas mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias tais como: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação etc. “A região tem muito a se beneficiar se, aqui na Faculdade, for criada e mantida essa pesquisa. Através da divulgação a população analisará melhor suas finanças e possivelmente terá controle nos gastos”, destacou o professor.
O estudante do curso de economia, Jadson Vieira afirma que ao trazer palestras como essa, a faculdade contribui mais ainda na formação dos alunos. “É possível perceber nosso curso atuante no mercado e trazendo algo realmente importante para a população”, disse. A coordenadora do curso de Economia, Deise Nascimento, salienta sobre o ganho que a região pode ter ao se desenvolver um projeto ecnomômico como esse do IPC. “Por meio da pesquisa do IPC, vamos possibilitar que o consumidor diferencie a variação dos preços, porque vamos divulgar o indicador dos valores dentro da cidade e não precisaremos usar como parâmetro nenhuma capital.”, explicou.
O Departamento de Economia da UFV calcula este índice para a cidade de Viçosa/MG desde 1989, a ideia é que este índice seja calculado mensalmente para a cidade de Petrolina através do curso de Economia da FACAPE.
André Nazário
ASCOM/FACAPE