Famílias alegam inocência de mortos no Cabula: “eles protegiam a gente. Temos medo é da polícia”

Famílias uniram-se pela dor no Cemitério Quinta dos Lázaros, a partir das 14h30 do sábado (7), quando foram enterradas seis das 12 vítimas da operação policial comandada pela Rondesp no Cabula, na madrugada de sexta-feira. Dezenas de amigos, vizinhos e parentes estiveram presentes no sepultamento de Natanael de Jesus Costa, 17 anos, Vitor Nascimento, 20, Everson Pereira dos Santos, 26, Caíque Basto dos Santos, 16, Jeferson Rangel e Agenor Vitalino, 19.

Familiares das vítimas disseram que foram ameaçadas no bairro por policiais – que apontaram armas para os ônibus que saíram do fim de linha da Engomadeira para o enterro – e garantiram que havia policiais à paisana no cemitério.

“Eles estão botando medo, enfrentando a gente com armas. Os meninos protegiam a gente. A gente tem medo é da polícia”, disse uma mulher que mora no bairro há 59 anos, pedindo anonimato. “É uma injustiça. Eles têm que pagar. É tudo mentira o que estão dizendo”, bradou uma tia de Natanael que não quis se identificar, ao defender que o confronto alegado pela polícia não existiu.

“Todo mundo gostava do meu filho… Ele era inocente! Agora vou criar os dois irmãos sozinha e trabalhar sozinha, porque era ele quem me ajudava”, lamentava, aos berros, a costureira Marina Lima de Oliveira, 56 anos. Avó de Natanael, ela o criou como filho junto com os dois irmãos.

Seis das 12 pessoas que morreram na ação da Rondesp foram enterradas na tarde de ontem no cemitério das Quintas dos Lázaros, em Salvador (Foto: Marina Silva)

Ela contou que o garoto  ajudava na entrega das costuras, defendeu que era um menino estudioso e que sonhava em ser jogador de futebol, tendo feito até um teste na Espanha para entrar no Barcelona. Um vizinho de Everson reforçou a versão defendida com unanimidade entre os presentes no cemitério de que “não houve troca de tiro”.

“Foi uma execução. Eles se renderam e foram mortos sem defesa. Como foi troca de tiro se os meninos tinham marcas de tortura? Braços quebrados, olhos afundados e tiro na nuca?”, disse.

“Nós só queríamos que a polícia fizesse o papel dela. São despreparados. Nossa comunidade tem pessoas trabalhadoras”, clamou uma tia de Vitor. Em nota, a PM informou que o caso será alvo de uma apuração. “Até o momento, não há indícios de irregularidade cometida pelos policiais militares”, disse a PM, reafirmando que policiais  foram  recebidos a tiros no local.

Duas novas mortes após confronto com Rondesp no Cosme de Farias
Um dia depois que 12 homens morreram em ação da Rondesp Central, da Polícia Militar, no Cabula, outras duas pessoas foram mortas e uma terceira ficou ferida na noite da última sexta-feira em confronto com policiais da Rondesp Atlântico, na localidade do Barral, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais da Rondesp faziam rondas de rotina na rua Wenceslau Galo, quando foram recebidos a tiros por Rafael de Oliveira Cerqueira, de 19 anos, Alexsandro Pinheiro dos Santos Lima, 20, e Denilson Campos dos Santos, 22.

“Os policiais revidaram atingindo os três elementos que foram socorridos para o HGE (Hospital Geral do Estado)”, diz a PM, em nota. De acordo com informações do posto da Polícia Civil do HGE, onde o caso foi registrado, Rafael – alvejado no tórax, barriga e membros inferiores – já chegou à unidade sem vida, por volta das 21h de sexta-feira.

Denilson foi baleado no tórax, membros inferiores e abdômen, passou por cirurgia, mas morreu no sábado (7), às 9h15. Apenas Alexsandro estava vivo, mas o estado de saúde era   considerado grave. Ele foi atingido no braço esquerdo, no tórax e na barriga.

Drogas  

Segundo a polícia, os três são traficantes. Com eles, foram encontrados um rádio amador, 32 papelotes de cocaína, 21 balas de maconha, além de três revólveres calibre 38, um deles com numeração raspada.

As armas foram encaminhas ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso junto com a Corregedoria da PM.  Segundo o boletim de ocorrência, todas as armas tinham tiros deflagrados. Ontem, o policiamento  foi reforçado nas imediações de Cosme de Farias. Quatro viaturas ficaram paradas na altura do Largo dos Paranhos, em Brotas – da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas) e 58ª CIPM (Vila Laura/Cosme de Farias) além de unidades da Rondesp.

DHPP busca testemunhas de confronto no Cabula

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Jorge Figueiredo, que investiga as mortes ocorridas no Cabula, informou que pretende concluir o  inquérito sobre o caso em até 30 dias, sendo que esse prazo pode ser prorrogado.

“A partir de segunda-feira vamos ouvir  policiais que participaram do suporte na operação. Estamos também tentando localizar pessoas que tenham presenciado a ação”, disse. Ele  informou que parte dos mortos tem histórico criminal.

Um total de  24 armas foi encaminhado para perícia: 9 usadas pelos policiais (metralhadoras e pistolas) além de outras 16 que foram apreendidas no local (12 revólveres calibre 38, uma pistola ponto 40, uma pistola ponto 45 e uma espingarda).

Ontem, a Justiça converteu de prisão em flagrante para preventiva as custódias de  Arão de Paula Santos, Elenilson Santana da Conceição e Luan Lucas Ferreira de Oliveira, que foram detidos na ação da PM.

Polícia reforça monitoramento na região da Vila Moisés, no Cabula

No dia seguinte à operação policial na localidade de Vila Moisés, no Cabula, que terminou com 12 mortos e quatro feridos, entre eles um sargento da Polícia Militar, Dick Rocha de Jesus, o bairro amanheceu ontem com policiamento reforçado.

Viaturas da polícia militar fizeram comboios de patrulhamento na manhã de ontem na região da Vila Moisés
(Foto: Arisson Marinho)

Em meio ao tráfego intenso de viaturas das operações Gêmeos, Apolo e da própria Rondesp, o comércio abriu normalmente e a população foi à rua.  Somente na Estrada das Barreiras, próximo ao local onde as pessoas foram mortas em uma suposta troca de tiros com policiais, viaturas da Operação Apolo, da Polícia Militar, andavam em comboio – seis veículos juntos.

Mais à frente, na Rua Direta da Engomadeira,  oito viaturas paradas estavam no local pela manhã. Do lado de fora, pelo menos 20 policiais fortemente armados mantinham os olhos atentos à movimentação.

Morador do Cabula e dono de uma loja na Estrada das Barreiras, nas imediações de onde o grupo foi morto, um comerciante, que não quis se identificar, disse que o clima na região ontem era tranquilo, se comparado à véspera.

“Ontem (sexta) eu fechei  o meu comércio mais cedo, 12h30. O normal é fechar 18h ou  18h30. Foi mais por precaução, porque o pessoal estava bem apreensivo, o clima estava bem tenso. Mas hoje (ontem) está melhor, espero que continue assim”.

Outra comerciante contou que notou uma presença mais forte da polícia, mais do que acontece normalmente. “Por enquanto, está tranquilo, tem bastante policiamento. Ontem (sexta), quando soube, eu nem abri a loja”, contou a dona de outro estabelecimento.

Apesar de expressar o clima de tranquilidade, ela também preferiu falar sob anonimato. O mesmo foi dito por uma moradora da região, que aproveitou para fazer compras.

De acordo com o major José Luís Santos, comandante da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Sussuarana), responsável pelo policiamento na região, o reforço na segurança será por tempo indeterminado. “Começou, na verdade, ontem (sexta-feira) à noite. Hoje, está sendo reforçado em função de algumas  informações que recebemos, mas vai continuar por tempo indeterminado”.

O major  não informou quantos policiais fazem parte do reforço na área, por questões estratégicas. Mas houve reforço de guarnições do Batalhão de Choque, operações Apolo e Gêmeos, Rondesp e 23ª CIPM/Tancredo Neves.

Identificado corpo de mais um dos mortos em confronto

O Instituto de Identificação Pedro Mello, do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), conseguiu identificar os corpos de sete   pessoas que morreram na operação policial comandada pela Rondesp, na madrugada de sexta-feira, no Cabula.

A ação deixou 12 mortos, todos suspeitos de integrar um grupo que planejava estourar um caixa eletrônico na região. Ontem, o sétimo corpo identificado foi o de  João Luiz Pereira Rodrigues, de 21 anos.

De acordo com o major José Luís Santos, comandante da 48ª Companhia Independente da PM (CIPM/ Sussuarana), no local onde os homens foram mortos pela polícia,  não  houve informações de  novas ocorrências, nem de represálias, até a tarde de ontem.

Fonte: Correio da Bahia

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More