Fatores ambientais contribuem para o aumento da obesidade no Brasil

Fatores ambientais contribuem para o aumento da obesidade no Brasil

Que a obesidade está diretamente ligada aos excessos alimentares e ao sedentarismo muita gente sabe. No entanto, o “Ten Putative Contributors to the Obesity Epidemic”1, artigo recente publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, apresentou evidências de que fatores como a poluição, tecnologia, sono e até mesmo o ar condicionado podem favorecer o desenvolvimento da doença. A revisão mostra que, além das causas genéticas, o ambiente e a vida moderna têm contribuído muito para o aumento dos casos da obesidade no mundo.

Segundo o Dr. Marcio Mancini, endocrinologista e responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, 40% a 60% das pessoas obesas têm a doença por origem genética. Isso significa ter propensão a engordar, mesmo que o consumo de calorias não seja exagerado. Por outro lado, o estudo mostra que alguns fatores ambientais favorecem a incidência do problema. São eles:

1- Poluição e exposição a outros produtos químicos: os compostos presentes na poluição, em certos plásticos, pesticidas e solventes podem alterar o metabolismo e a produção hormonal, influenciando no ganho de peso.

2- Tecnologia: o uso de novas tecnologias facilitou as atividades cotidianas. Aparelhos como telefone sem fio, controles remotos, eletrodomésticos multifuncionais e vidros elétricos substituem a força muscular, fazendo com que as pessoas se movimentem menos.

3- Ambiente termoneutro: antigamente, se gastava uma quantidade considerável de energia para equilibrar a temperatura do corpo. Com o uso de ar condicionado e aquecedores de ambiente, o corpo não precisa mais se adaptar já que os aparelhos mantêm a temperatura ideal, proporcionando menor gasto de energia.

4- Sono: nas últimas décadas o ser humano vem dormindo cada vez menos, em parte devido ao uso crescente de aparelhos com display de LED, usados na hora de ir dormir. Uma noite mal dormida implica na produção reduzida de melatonina, hormônio que rege vários outros ritmos metabólicos do organismo além do sono. O sono ruim também desregula o metabolismo, contribuindo para o ganho de peso.

5- Gravidez mais tardia: Está cada vez mais comum ter o primeiro filho depois dos 30 anos. Quanto maior a idade materna, maior a chance do filho ser obeso na adolescência. Acredita-se que isso aconteça porque quanto mais velha a mãe, o bebê está mais propenso a nascer um peso maior. Essa correlação pode acarretar na obesidade.

6- Similaridade fenotípica: A adiposidade dos casais tende a ser semelhante. Isso significa que parceiros com sobrepeso tendem a perpetuar geneticamente o problema na descendência.

Alimentação e sedentarismo ainda são as principais causas da obesidade:

Apesar dos fatores externos contribuírem com o aumento da obesidade, os excessos na alimentação e a falta da prática de exercícios físicos ainda são consideradas as principais causas da obesidade. “Apenas 35% da população brasileira pratica atividade física. É um número muito abaixo do esperado, mostrando que a população brasileira, de um modo geral, é inativa”, explica o Dr. Mancini.

De acordo com a pesquisa VIGITEL 2014, do Ministério da Saúde, 48% dos brasileiros são sedentários, tornando o cenário cada vez mais preocupante. O índice de sedentarismo brasileiro supera o de países como EUA (40,5%), Rússia (20,8%), China (31%) e Índia (15,6%).

“Outro fator externo muito importante e influente no crescimento da doença é a oferta de alimentos menos saudáveis por preços reduzidos. Além do baixo custo, esse tipo de produto é de consumo rápido e fácil acesso, tentador para quem não tem muito tempo disponível”, afirma o endocrinologista.

Para combater o quadro de obesidade é fundamental manter o equilíbrio alimentar, evitando o consumo exagerado de produtos prontos, e inserir atividades físicas na rotina. O segredo está em uma alimentação balanceada, com a ingestão de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, sem a exclusão de nenhum grupo alimentar da dieta.

“Vilanizar” determinado tipo de alimento é um mito. Abolir ingredientes como o açúcar, por exemplo, é um equívoco. “O consumo isolado do ingrediente não pode ser apontado como causa da obesidade, diabetes ou outras doenças graves. Os açúcares têm uma longa história de utilização segura na alimentação. Desde 1997, cinco grandes organizações científicas e de saúde concluíram que o açúcar isoladamente não está associado às causas de doenças crônicas”, diz o Dr. Mancini.

Quem vai determinar as porções permitidas a cada caso, seja do açúcar ou qualquer outro ingrediente, é o nutricionista. Portanto, para o indivíduo tratar a doença, o ideal é que faça os acompanhamentos: do endocrinologista, que vai poder receitar medicamentos quando houver necessidade e do nutricionista, que fará o cardápio viável de acordo com a rotina do paciente. Sem esquecer de como é importante praticar exercícios físicos.

“É preciso colocar o corpo em movimento e com regularidade. Não importa se será na academia, numa aula de dança ou numa hidroginástica. O seu médico recomendará a melhor atividade”, orienta o preparador físico, Marcio Atalla.

Referências:

1. Emily J. McAllister, Nikhil V. Dhurandhar, Scott W. Keith, Louis J. Aronne, Jamie Bargerd, Monica Baskin, Ruth M. Benca, Joseph Biggio, Mary M. Boggiano, Joe C. Eisenmann, Mai Elobeid, Kevin R. Fontaine, Peter Gluckman, Erin C. Hanlon, Peter Katzmarzyk, Angelo Pietrobelli, David T. Redden, Douglas M. Ruden, Chenxi Wang, Robert A. Waterland, Suzanne M. Wright & David B. Allison. Ten Putative Contributors to the Obesity Epidemic. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, pages 868-913. 2 Dec 2009. Disponível em:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2932668/

Sobre a campanha Doce Equilíbrio:

A Campanha Doce Equilíbrio, é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade. Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio), o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos relacionados ao universo do açúcar. O projeto conta ainda com o apoio da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Quaest: Governo Lula tem avaliação negativa para 90% do mercado financeiro, e Haddad tem avaliação positiva para 41%

post-image

A reprovação do governo Lula (PT) entre os agentes do mercado financeiro cresceu e chegou a 90%, segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).

No último levantamento, feito em março, a reprovação era de 26%.

Outros 3% avaliam o governo Lula como positivo (eram 6% em março) e 7%, como regular (eram 30%).

O levantamento ouviu 105 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro em fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Números são reação a pacote de gastos, diz diretor da Quaest

Juazeiro Política Relevantes

“A Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, destaca governador durante visita as obras da fábrica da BYD

post-image

As obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido com o Governo do Estado.

O projeto consolida a Bahia como um polo no setor de veículos elétricos e híbridos, com a previsão de gerar 10 mil empregos diretos até o final de 2025, após o início da operação.

Nesta segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues, a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram o canteiro de obras para acompanhar o progresso.

——— MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ———

A operação industrial terá início em janeiro, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final…

Read More
Política Relevantes

Os alertas de guerra na Europa que preocupam o mundo

post-image

Alertas feitos por autoridades europeias sobre a necessidade de o continente se preparar para um possível conflito têm elevado os níveis de tensão na região.

Na segunda-feira (25), um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) instou empresas na Europa a se prepararem para um cenário de guerra e a ajustarem suas linhas de produção e distribuição, a fim de ficarem menos vulneráveis ​​à chantagem de países como Rússia e China.

“Se pudermos garantir que todos os serviços e bens cruciais possam ser entregues, não importa o que aconteça, isso será uma parte fundamental da nossa dissuasão”, disse o presidente do comitê militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer, segundo a agência Reuters.

Em um evento em Bruxelas, Bauer se mostrou preocupado sobre uma possível dependência europeia em…

Read More
Política Relevantes

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

post-image

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.

O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.

A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.

A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado…

Read More
Política Relevantes

Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

post-image

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado na terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de “forma rápida e repetitiva” de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não…

Read More
Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More