Por Lene Radina – Seapa
A sexta edição da Feira de Caprinos e Ovinos, realizada no ultimo final de semana (9, 10 e 11) no distrito de Pinhões, ultrapassou o valor de R$ 40 mil segundo os organizados – um feito considerável visto à forte estiagem que assola a região. A Feira congrega a comercialização de animais com a troca de tecnologias voltadas ao setor.
“Conseguimos alcançar números consideráveis na comercialização de animais, mesmo vivendo esse grande momento de seca que tem dificultado as atividades na zona rural. As feiras de caprinos dos distritos de Itamotinga, Massaroca e essa de Pinhões superaram as expectativas, e todos – organizadores e produtores estão de parabéns”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá (APROVIC) e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF). Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o momento que reuniu 40 expositores e um total de 400 animais.
Para o produtor de Pinhões José Matos, a participação nas edições da feira tem contribuído muito para seu melhoramento como criador, além de proporcionar a divulgação e comercialização de seus animais. “Dediquei uma boa parte da vida na criação desses animais. Venho sustentando minha família através dessa atividade, que exercida com dedicação, torna-se bem rentável. Tenho orgulho de ser produtor”, declarou.
Já para José Guimarães Sobrinho, produtor de Jaguarari e representante da Mineração Caraíba, divulgar seus animais na feira tem oportunizado a propagação da sua criação nos municípios circunvizinhos. “Essa troca de experiência entre produtores dos municípios da região é muito salutar, tem possibilitado o crescimento da atividade e firmado cada vez mais a sua importância”.
O evento contou com a parceria do Banco de Alimentos, através da realização da oficina de culinária, com destaque ao uso da carne caprina, e o aproveitamento das cascas e sementes de vegetais. A participação e apoio da EBDA através da exposição de espécies usadas na alimentação animal, bem como na realização de palestras e cursos práticos. A presença da UNIVASF com o museu itinerante de anatomia animal e na realização da ordenha higiênica; e o CESOL na realização da oficina de sensibilização de economia solidária e na divulgação de seus produtos.
O prefeito Isaac Carvalho falou da importância do segmento, que tem crescido consideravelmente no município e região. “A caprinovinocultura tem dado destaque – economicamente falando – ao município de Juazeiro, um setor que vem se consolidando e possibilitando um sustento de qualidade as famílias dos produtores. As feiras de caprinos têm confirmado este fato, e nós da administração, pretendemos estender as feiras para outros distritos e comunidades do município”, declarou.
O Sebrae de Juazeiro, com a parceria da Fundação Banco do Brasil, através do Programa Bioma Caatinga, realizou a palestra sobre cloristridiose e verminose doenças que acometem os animais da região. E através da estrutura da Agetec, técnicos auxiliaram na coleta de sangue para o exame da CAE (doença classificada como uma lentivirose dos caprinos) – obrigatório para participação dos animais no evento. A feira também contou com o apoio da ADAB, CODEVASF, UNEB, IRPAA, DNOCS, Mineração Caraíba, Agrovale e comércio local.
Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ SEAPA (Prefeitura Municipal de Juazeiro) (74) 9198-3608.