De acordo com o Aurélio, designa-se como ‘fé’ a convicção de fatos atribuída àquilo que não se pode ver ou comprovar. Para alguns, a fé torna-se palpável e pode ser depositada em imagens consideradas divinas. Nesse sentido, é com essa fé e devoção, que católicos de todo o Brasil comemoram, amanhã, dia 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida.
Feriado nacional, por ser considerada a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida leva milhares de fieis às ruas, através de procissões, e reúne devotos nas igrejas com programações especiais voltadas à Santa. São pessoas que afirmam milagres recebidos através da fé depositada na imagem sagrada, e aqueles que apenas “simpatizam” com a história de vida da Santa, considerada mãe de Jesus, segundo os dogmas católicos.
Para Dona Raimunda Pereira, 82 anos, todo ano é sagrada a ida aos festejos de Nossa Senhora Aparecida. Para a aposentada, participar da celebração é uma forma de demonstrar a fé e gratidão pelos milagres recebidos. “Nossa Senhora já fez muito por mim e minha família. Todo ano, com a graça de Deus, eu vou à procissão renovar meus votos e agradecer pelos milagres alcançados”, conta.
Em Petrolina, localizada na região do Vale do São Francisco, a Igreja Catedral está com uma programação diversificada desde a semana passada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com quermesses, missas e shows.
Amanhã (12), às 17h, acontece a missa solene da festa, e às 18h, ocorre a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Os festejos são encerrados com o grupo de louvor ‘Viva Chama’, que se apresenta no pátio da igreja.
Aos devotos e fieis que quiserem comparecer aos festejos, a Catedral está localizada no centro de Petrolina.
História
A festa de Nossa Senhora Aparecida é celebrada em todo o país no dia 12 de outubro. Ela foi proclamada Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI no dia 16 de julho de 1930. Atendendo ao pedido do episcopado brasileiro, Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida, Padroeira principal de todo o Brasil diante de Deus.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba. Sem êxito por algum tempo,
os três encontraram nas redes de pesca o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição. Depois disso, os pescadores tiveram uma pesca abundante. A imagem de cor negra foi levada para a casa de um deles, onde passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do rio Paraíba.
Em 1888 foi inaugurada a igreja para abrigar a imagem da santa, conhecida como Basílica Velha. Em 1955 iniciou-se a construção do santuário, frequentado hoje por romeiros de todo o Brasil, conhecidos como ‘devotos de Nossa Senhora Aparecida’.
Por Catharine Matos