Dando continuidade à promoção do interesse pelas artes nos jovens e da geração de produtores artísticos na região, o 1º Festival da Integração – Jovem em Cena, realizado através Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), pela Superintendência de Juventude proporcionou no último fim de semana, as Oficinas de Direção e Estética da Arte, na sala Cid de Carvalho, no Centro de Convenções, em Petrolina.
O objetivo do festival, que foi lançado no mês passado, é fazer com que os jovens participem dos processos de criação artística para apropriação dos meios de produção, estimulando a criatividade e o desenvolvimento do trabalho em equipe, do senso de responsabilidade e da autonomia. A primeira etapa aconteceu nos núcleos dos bairros Pedra Linda, Rio Corrente, José e Maria e João de Deus, atendendo também aos jovens das comunidades circunvizinhas.
“Com a promoção do Festival da Integração – Jovem em Cena, buscamos incentivar e desenvolver o potencial dos jovens de Petrolina, estimulando-os a participar e formar os grupos, para que juntos possam trocar experiências não apenas com a arte, mas de vida, entre eles mesmos. Contribuir no desenvolvimento profissional e pessoal deles é compromisso desta gestão”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.
As oficinas foram desenvolvidas pela parceria com a Associação Cultural Cia Biruta e envolveram as áreas de dança e teatro, sendo direcionadas aos jovens que participam de programas sociais (Projovem e Centro da Juventude) ou alunos da rede pública de ensino, e contou com a quantidade de 30 participantes, entre atores e bailarinos.
“O objetivo das oficinas foi proporcionar que os envolvidos nas oficinas tivessem uma experiência na parte de direção e estética da cena, fazendo com que se tornem protagonistas de suas ações, através do uso e da aplicação das artes”, destacou o ator, arte-educador e um dos coordenadores do Festival da Integração – Jovem em Cena, Veronaldo Martins.