A partir desta sexta-feira (19) até o dia 28 de janeiro, o Sesc realiza a 11ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes. A programação conta com shows musicais, dança, teatro, literatura e artes visuais nas cidades de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.
Com o objetivo de valorizar a produção local, democratizar o acesso à arte e fortalecer a economia criativa, há mais de uma década o projeto amplia os espaços de apreciação estética no mês de janeiro, período onde tradicionalmente eram oferecidas poucas programações culturais na região. “O Janeiro Tem Mais Artes tem uma programação pensada a partir de espetáculos produzidos no Vale do São Francisco que tiveram estreias ou temporadas no ano de 2017, e espetáculos convidados que estão em circulação pelo Estado”, explica o supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, Jailson Lima.
A abertura do festival acontece no dia 19/1, às 19h, na Casa de Cultura Nego D’água Naenda, em Juazeiro, com o espetáculo “Yabás – Deusas do Amor e da Guerra”, apresentado pela companhia de teatro Sarau das Seis (Jacobina-BA). A classificação indicativa é de 12 anos. No mesmo horário será aberta na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, a exposição “Pernambuco, Um Estado de Liberdade – A Revolução de 1817”, do Museu do Estado de Pernambuco (Recife-PE). Às 21h, a cantora Camila Yasmine (Petrolina) apresenta no Teatro Dona Amélia, também em Petrolina, o show “Ribeirinha”, título homônimo do seu primeiro álbum lançado ano passado.
No sábado (20/1) a programação terá início às 17h no Teatro Dona Amélia, com o espetáculo “Meu Querido Catavento”, apresentado pelo Coletivo Trippé (Petrolina-PE/Juazeiro-BA). Às 20h, a companhia Sarau das Seis volta a apresentar “Yabás – Deusas do Amor e da Guerra”, dessa vez na escada do Teatro.
No domingo (21/1) toda a programação acontecerá no Sesc, a partir das 17h no Espaço Alternativo, com o espetáculo “Estelita – Entre Fadas e Outros Bichos”, da Trup Errante (Petrolina). Às 20h, no Teatro Dona Amélia, a Francisca Cia de Teatro (São Paulo) apresentará o espetáculo “O Mais Pequeno Cântico Sob o Silêncio dos Pássaros”, uma travessia cênica concebida pelo ator Thiago Claro França, e dedicada a São Francisco de Assis.
Na segunda-feira (22/1), às 19h, acontecerá a Degustação Literária, com Gabriela Novaes (Petrolina), no Sesc. Às 20h, a dança toma conta do Teatro Dona Amélia, com o espetáculo “Onde Ele Anda é Outro Céu”, da Qualquer um dos 2 Cia de Dança (Petrolina), estrelado pelo bailarino André Vitor Brandão.
Na terça-feira (23/1) a Degustação Literária, com Agda Elen (Petrolina), terá inicio às 19h no Sesc. Em seguida, às 20h, no Teatro Dona Amélia, a Cia Biruta de Teatro (Petrolina), apresentará o espetáculo “Processo Medusa”. A classificação indicativa é de 12 anos. Quarta-feira (24/1) a Degustação Literária, com Rafaela Lins (Petrolina), será às 19h. À noite, o Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina apresentará no Teatro Dona Amélia, às 20h, “3x Plínio Marcos”. Com classificação indicativa para maiores de 18 anos, o espetáculo expõe a poética provocante de um dos mais importantes e subversivos dramaturgos brasileiros, encenada a partir de três recortes de obras escritas entre 1966 e 1969: Navalha na Carne, Abajur Lilás e Perdidos numa Noite Suja.
A programação de quinta-feira (25/1) começará às 19h, com Degustação Literária, que terá à frente Diêgo Milhomens (Petrolina). No Teatro Dona Amélia, às 20h, o Coletivo Passarinho (Juazeiro do Norte) e Trup Errante (Petrolina), levam ao palco o espetáculo “Maria de Araújo e o Milagre de Juazeiro do Norte”, com o ator Rafael Moraes.
A Degustação Literária, com Amanda Barbosa (Petrolina), abrirá a programação na sexta-feira (26/1) às 19h. Logo depois, às 20h, no Teatro Dona Amélia, o espetáculo “O Mundo de Tonico”, dá vida ao livro de mesmo nome, do renomado fotógrafo Rafael Benevides (Petrolina). No sábado (27/1), Lucas Passion (Petrolina), abrirá a Degustação Literária às 19h no Sesc. Às 20h a Cia de Dança do Sesc Petrolina levará ao palco o espetáculo “Raízes para o Alto”, um projeto criado a partir do conceito de migração com a proposta de investigar as sensações daqueles que deixam sua terra natal para fincar raízes em outro lugar.
A programação do Janeiro Tem Mais Artes será encerrada no domingo (28/1), na comunidade quilombola do Lambedor, em Lagoa Grande. Às 17h, o Núcleo Biruta de Teatro (Petrolina) apresentará o “Ponto Poético”. Às 18h, o público poderá assistir “Kinimbá e um Rio de Encantos” com Gira Rosa (Recife). Às 19h, o Reisado do Lambedor (Lagoa Grande), Reisado Mata de São José (Orocó) e o Samba de Véio da Ilha do Massangano (Petrolina), participam de um “Encontro no Terreiro”, com muita dança.




