Por Alinne Torres
A partir desta sexta-feira (10), Juazeiro e Petrolina se transformarão em uma grande tela de cinema. O Festival Vale Curtas iniciará a sua 7° edição consolidando o destaque para os filmes de curtas-metragens.
Na sexta-feira, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, acontecerá a abertura do festival com a mostra dos documentários “História de Amor em 16 Quadros por Segundo” e o longa “Cidade de Deus 10 anos Depois”. No domingo (12), terá inicio, às 20h no circo armado na Orla de Petrolina, a mostra competitiva do Vale Curtas com exibição de filmes regionais e nacionais. Os filmes concorrerão a RS 27,000,00 em dinheiro.
“O público tem aceitado bem o Festival Vale Curtas. Se tratando do interior do Brasil é o Festival com maior número de público. Da região se inscreveram 30 filmes e praticamente todos serão exibidos. De fora temos 24 filmes. Para a mostra competitiva convidamos jurados de algumas cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro”, frisa o coordenador do Vale Curtas, Chico Egídio.
O coordenador salienta também que o Festival Vale Curtas tem incentivado a criação de longas na região do Vale do São Francisco, bem como a busca pelo aperfeiçoamento da técnica. “O artista tem procurado buscar mais as técnicas de produção. Vendo filmes de fora, conversando com cineastas, e também por meio das oficinas, o produtor vai criando novos olhares”, afirma.
O Festival Vale Curtas deste ano fará uma homenagem ao ator pernambucano, Irandhir Santos, pelo destaque e atuações em grandes produções cinematográficas e o reconhecimento com diversos prêmios de melhor ator em vários festivais no país e no exterior. Até o dia 18 serão exibidos 50 curtas e sete longas-metragens. As amostras dos filmes serão gratuitas e o festival conta com o incentivo das secretarias de Culturas da Bahia e de Pernambuco.