Depois de uma abertura bastante concorrida, na última sexta-feira (04), prossegue em Petrolina até o próximo sábado (12), a 6ª edição do Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco, com a exibição gratuita dos curtas premiados nas Mostras Competitivas Regional e Nacional, mostra especial de longas-metragens e oficinas de cinema.
Nesta segunda-feira (07), a programação começa às 20h, sob a lona de um circo armado na Orla 1 da cidade, com a exibição de sete filmes selecionados na Mostra Competitiva Regional. Esta mostra começou no último domingo, quando foram exibidos os sete outros curtas desta categoria.
O Festival, que inscreveu este ano 175 filmes de todo o Brasil e premia os primeiros colocados com R$ 15.000,00 em espécie, vai apresentar de terça à sexta os 35 filmes selecionados na Mostra Competitiva Nacional. Em paralelo, os apreciadores do cinema também poderão participar da oficina Realizando em 1 Min, ministrada pela jornalista Alice Gouveia, na sede da Cia Biruta – bairro São Gonçalo, no período de 08 a 12. Nestes mesmos dias, o roteirista, animador e diretor de TV, Quiá Rodrigues ministra no Sesc Petrolina o curso de animação “Animando o Boneco”.
Enquanto isso, no Cine River Shopping serão exibidos nos próximos dias 10 e 11 às 10h, os longa-metragens Deserto Feliz e Olhos Azuis. Estes filmes, que tiveram locações em Petrolina/Pe e Juazeiro/BA, nunca foram exibidos na região e a entrada será franca. E para a cerim�?nia de premiação, no próximo sábado (12), às 20h sob a lona do Circo, a coordenação vai anunciar os nomes e exibir trechos dos curtas premiados. Depois, o público poderá conferir a exibição do projeto Pernambuco tocando Duda – pra ver ouvir, dançar e cantar e a participação da banda Andranjos e quarteto de Cordas Mosaico.
Segundo o coordenador da 6ª edição do Vale Curtas, Chico Egídio o Festival já é reconhecido como um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do interior do Nordeste. “O Vale Curtas também se consolida no calendário brasileiro de cinema devido a grande participação de cineastas de todo o país”, acrescentou Chico Egidio.
A 6º edição do Vale Curtas, que também será levado nos meses de fevereiro e março para os municípios de Orocó e Dormentes, em Pernambuco e Juazeiro da Bahia, é uma realização da Associação Raízes, através da coordenação para o audiovisual e Associação Cia. Biruta, e conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina e do SESC e Incentivo do Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura – Governo de Pernambuco e produção executiva da Alegria Alegria Produções.
Site do festival: www.valecurtas.com.br / Programação completa: http://pt.calameo.com/read/00047900145b97bf772a2