A Fifa anuncia, nesta terça-feira (18), se Curitiba vai ficar fora da Copa 2014. Nesse dia, inspetores da entidade vão avaliar o andamento das obras na Arena da Baixada, estádio da cidade-sede para o Mundial. O prazo para ela ficar pronta era dezembro do ano passado, mas até agora, em fevereiro, só 83% da obra está concluída, segundo o Portal 2014.
Depois da inspeção, os especialistas da Fifa se reúnem com representantes do Atlético-PR, da prefeitura, do governo do Paraná e do ministério do Esporte. A ideia é saber em definitivo a viabilidade do estádio e se há recursos financeiros para concluí-lo a tempo. Segundo o blog Bastidores do FC, do Globoesporte.com, o risco de Curitiba ficar fora existe e é grande.
Se perder a Copa, Curitiba, conforme contrato assinado com a Fifa, pagará multo e não terá direito de reclamar. Segundo o “Acordo da Cidade Sede”, um dos dois contratos assinados entre a prefeitura de Curitiba e a Fifa, a cidade-sede sequer tem o direito de contestar a decisão na justiça, além de ter que pagar custos da transferência dos jogos para outras cidades.
Reportagem iBahia