Promovendo ainda mais a saúde das pessoas de Petrolina e reafirmando o compromisso com a inclusão social e a ressocialização dos pacientes da rede de saúde mental da cidade, pacientes do CAPS II vivem mais uma manhã de lazer e muitas atividades físicas na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp).
Aos pacientes da unidade não faltou animação e muita força de vontade para ganhar as competições organizadas pelos profissionais da unidade e buscando fortalecer o espirito de igualdade entre os usuários a regra era clara. “Todos são sempre vitoriosos, o importante é competir e ajudar um ao outro”, afirmou o educador físico, Wilson Vánzo.
A coordenadora do Caps II, Adriana Lira explica que a manhã de atividades e lazer no clube serve para mostrar o quanto cada paciente é competitivo e habilidoso nas suas conquistas.
“O raciocínio, a agilidade e principalmente a igualdade são os sentimentos mais importantes que trabalhamos nessa ação, cada um sabe ganhar ou perder de forma muito fraterna e amiga o importante é leva-los a compreensão de que todos têm força e determinação para conseguirem o que quiserem”, afirmou a coordenadora.
Um café da manhã nutritivo e saudável acolheu a todos logo para iniciar as atividades, ainda contagiados com o São João do CAPS II, realizado na semana passada, os usuários organizaram mais uma vez a grande quadrilha junina e trataram logo de armar o arraial.
O educador físico convidou todos para prática de exercícios aeróbicos e de alongamentos, o intuito foi esquentar todos para o dia de lazer.
A equipe do CAPS II organizou uma mega tarefa para os usuários da unidade, a ideia era formar duas equipes de gincanistas, na atividade as equipes teriam de cumprir várias etapas da prova, o último que chegasse a cadeira ganharia a tarefa, os grupos se empenharam bastante e o resultado foi muita alegria e comemoração para todos que participaram como explica a paciente Ivonete Pereira.
“Corremos, brincamos e rimos bastante um dos outros, até ajudamos os nossos adversários, a ideia aqui não é ganhar e nem perder e competir de igual para igual” disse a usuária.
Mesmo com a manhã fria não faltou quem não caísse na piscina do clube e o animado Wilton Santos, o “Wiltão”, que cumpriu todas as etapas da gincana social, tratou logo de dar vários mergulhos na piscina. “A gente aqui junto é só diversão e muita paz, o legal de tudo é que além de brincar e se divertir a gente ainda pode até encontrar amigos de outras temporadas do CAPS” disse Wilton.
Ao final do dia todos almoçaram e puderam socializar mais uma etapa de lazer e conquista para todos.
ASCOM-Saúde/PMP


