“Foi uma decisão acertada”, diz Luiz Viana Queiroz sobre jurisprudência do STF

5dc67630097bd_Luiz Viana - Ex-presidente OABÀ frente da vice-presidência do Conselho Federal da OAB, o ex-presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz avalia como “acertada” e “histórica” a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de alterar a interpretação que permitia prisão de réus após condenação em 2ª instância, ainda com recursos cabíveis antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

“Na minha opinião, foi uma decisão acertada, uma decisão histórica. Foi um marco constitucional importante. Uma decisão que reforça a eficácia das garantias constitucionais, da Constituição de 1988. Em nome da presunção de inocência, acho que ganham a ampla defesa, a presunção de inocência e toda a cidadania. O placar de 6 a 5 demonstra que não é uma questão simples. É uma questão complexa. O Supremo já tomou várias decisões assim, com voto de desempate do presidente, e isso sempre gera uma discussão mais acirrada. O importante agora é que isso possa pacificar os espíritos jurídicos e políticos do nosso país em torno desse tema especificamente”, avalia, em entrevista à Tribuna.

Queiroz rebate o temor social causado pelos rumores de que bandidos de alta periculosidade podem ser soltos com a decisão. “Vi o julgamento e o ministro Toffoli citou inúmeros números. Eu fiquei muito impressionado com o número total de presos no Brasil, mais de 840 mil, dos quais 50% sem condenação definitiva. Essa decisão não atinge nem 0,5% dos presos. Então, do ponto de vista percentual não é significativo a ponto de gerar um temor de que todos os presos sejam soltos. Até porque, o Supremo ao afirmar a necessidade do trânsito e julgado, preservou nos termos do Código Penal, que ainda continua em vigor a possibilidade de prisão preventiva. Acho que é uma decisão muito importante para a cidadania no sentido de garantir o texto constitucional”.

Nas redes sociais, por outro lado, a decisão não foi muito bem recebida por muitos brasileiros. As maiores críticas se concentram pelo fato de o mesmo Supremo ter tomado uma jurisprudência diametralmente oposta em 2016, quando passou a permitir as prisões. “A jurisprudência sempre pode variar sem que isso signifique estar ao sabor da política. Por outro lado, o Supremo decide, e nesse caso decidiu, de forma abstrata sobre um controle de constitucionalidade. As pessoas criticam muitas vezes por desconhecer os aspectos jurídicos. É possível ter tomado uma decisão. E eu me lembro um voto da ministra Rosa Webber, num caso concreto, era um caso de um habeas corpus, em que disse que iria privilegiar o princípio do colegiado naquele caso, mas que se preservaria para num voto futuro, caso houvesse questionamento em termos abstratos”, explica Viana.

“O Supremo não decidiu nenhum caso concreto. O Supremo fez uma avaliação de controle de constitucionalidade, ou seja, avaliou se o artigo 283 do Código do Processo Penal é inconstitucional ou não. Me chamou a atenção o voto do ministro Celso de Melo, em que ele disse que sempre votou dessa forma desde que entrou na Corte, num primeiro voto nesse sentido desde 1989. Ou seja, eventual variação jurisprudencial não significa estar atendendo aos interesses políticos. Mas como no momento atual do Brasil diálogos estão muito complicados pela intolerância, as pessoas que não conhecem o jurídico, o direito e o processo de controle constitucional, muitas vezes cometem o erro de fazer uma simplificação de tudo a aspectos políticos. Nesse caso, poderá haver repercussão em inúmeras pessoas que estão presas, mas a decisão do Supremo não foi para beneficiar ‘Fulano’ e nem ‘Sicrano’. O que a OAB, por exemplo, ajuizou é anterior a prisão do ex-presidente Lula, por exemplo”, completa.

 

Tribuna da Bahia

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Ministra do TSE enaltece trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a comparecem às urnas no próximo domingo (6), dia do primeiro turno das eleições municipais.

Durante a última sessão do TSE antes do primeiro turno, a ministra disse que os servidores da Justiça Eleitoral trabalharam para receber os eleitores no dia da votação.

“Os dedicados servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho para que todos os brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade e sossego, mas, principalmente, com liberdade para escolher o que ele quer. O que os eleitores colocarem nas urnas será apurado, e o resultado apurado será proclamado”, afirmou.

Um dos exemplos dessa dedicação ao trabalho é visto nos Cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina, e demais municipios. Literalmente a todo…

Read More
Política Relevantes

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

post-image

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cedida para a Operação Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início desta quarta-feira (02/10), com destino a Beirute, no Líbano.

A aeronave KC-30 fará um escala em Lisboa, Portugal. O voo, do Brasil até Portugal, terá duração prevista de 9h20. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.  

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação.

Os ataques aéreos israelenses a…

Read More
Política Relevantes

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

post-image

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de…

Read More
Petrolina Política

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra cumpre agenda em Petrolina e anuncia investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água

post-image

Neste sábado (28), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão do estado, onde visitou a estação de tratamento de água Vitória, localizada no Distrito Industrial, e anunciou investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água na cidade.

“A gente assinou autorização de licitação para o conserto do reservatório no centro da cidade, onde ali, infelizmente, caiam dejetos, chuva e poeira. E agora vamos consertar definitivamente e vamos construir uma nova estação de tratamento de água chamada São Francisco, que vai permitir a gente colocar mais 400 litros por segundo na tubulação de Petrolina para chegar na casa das pessoas. Isso significa dizer que a gente sai de 1.100 litros por segundo para 1.500 litros por segundo e significa que teremos água em Petrolina e para seus habitantes, pelo menos garantida na…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Lauremília Lucena, primeira-dama de João Pessoa, por participação em esquema com facção criminosa

post-image

A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal. Segundo a Polícia Federal, ela foi presa em uma operação por aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas eleições municipais. Lauremília é esposa de Cícero Lucena, atual prefeito de João Pessoa que tenta reeleição. Ele não é citado na operação.

A juíza que determinou a prisão, Maria de Fátima Lúcia Ramalho, afirmou, na decisão, que Lauremília e a secretária Tereza Cristina teriam participação ativa em um esquema em acordo com uma facção criminosa para influenciar as eleições municipais de 2024.

A ação é a 3ª fase parte da Operação Território Livre, da Polícia Federal, com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). Na segunda fase, a vereadora de João…

Read More
Política Relevantes

Estudo revela mais de 450 casos de violência política no Brasil em 2024

post-image

Uma pesquisa realizada pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) identificou 455 casos de violência contra lideranças políticas do Brasil de janeiro a 16 de setembro deste ano. Os dados foram divulgados pela GloboNews.

São Paulo é o Estado com maior número de casos, com 29, seguido por Rio de Janeiro, com 20 e o Piauí, com 14 registros. Os Estados do Ceará e Bahia tem 13 casos cada e a Paraíba tem 12.

À medida que o pleito se aproxima, os casos de violência identificados pela pesquisa aumentam. Entre janeiro e março foram registradas 68 denúncias. No segundo trimestre, de maio a junho, foram 155 casos e no último trimestre o número aumentou para 232.

Entre julho e 16 de setembro foram…

Read More
Política Relevantes

Lula: multilateralismo é único caminho para superar urgência climática

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na terça-feira (24), que os países são interdependentes na questão da mudança climática e que o planeta “está farto” de acordos não cumpridos. Ao abrir o debate de chefes de Estado da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Lula afirmou que o Brasil não vai tolerar crimes ambientais e prometeu a fim do desmatamento ilegal até 2030.

“O planeta já não espera para cobrar da próxima geração e está farto de acordos climáticos não cumpridos. Está cansado de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas e do auxílio financeiro aos países pobres que não chega. O negacionismo sucumbe ante as evidências do aquecimento global”, disse, citando tragédias como furacões no Caribe, tufões na Ásia, secas e inundações na África, chuvas torrenciais na Europa,…

Read More
Política Relevantes

Bahia recebe quase 6 bilhões para obras de infraestrutura

post-image

A Bahia receberá um investimento de mais de R$ 5,6 bilhões para melhorar sua infraestrutura portuária, aeroportuária e hidroviária. O anúncio foi feito em uma cerimônia no Terminal da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

O governador destacou a importância desses investimentos para o interior do estado, afirmando que eles refletem um esforço de redistribuição de recursos, beneficiando tanto a capital quanto as regiões interioranas, como Ilhéus, Aratu e Juazeiro. “É uma marca forte do que estamos vendo em todo o país, especialmente na Bahia. É uma alegria enorme ver a geração de empregos e oportunidades”, afirmou.

Jerônimo também comentou sobre as melhorias nos aeroportos, ressaltando a parceria com o…

Read More