Os cem anos do Carnaval de Juazeiro estão sendo festejados com uma mistura de ritmos que agrada a todos os foliões. Na última quarta-feira (12) milhares de pessoas lotaram a Orla II para a última noite de folia no Circuito Daniel Alves.
A Orquestra São Francisco, comandada pelos cantores Daniel e Estela, deu o tom do que seria a noite tocando antigos sucessos do carnaval baiano. A dona de casa Gildete Souza se rendeu ao ritmo contagiante esbanjando energia em frente ao palco. Para ela, que ainda não perdeu nenhum dia do carnaval centenário, dividir a festa em pólos, foi a melhor coisa que aconteceu, dando oportunidade de todos se divertirem independente da idade. “Essas músicas me levam ao passado e me fazem lembrar os velhos e animados carnavais. Já me emocionei com o retorno das batucadas e, com certeza irei também no curtir no circuito da Rua da 28”, disse empolgada.
E por falar em batucadas, que também elogiou a iniciativa do resgate das Escolas de Samba foi José Reinaldo, atual presidente da Voz do São Francisco, que revelou está preparando uma grande homenagem aos 100 anos do Carnaval de Juazeiro. “Trazer de volta essa tradição foi uma excelente idéia da prefeitura de Juazeiro, que nos fez matar a saudade dos antigos carnavais que deram inicio a essa festa bonita que está ai. A Voz do São Francisco fará uma bela homenagem a esse centenário”, prometeu.
Bastou a Banda Filhos de Jorge pisar no palco com a batida forte do axé baiano para que a multidão fosse ao delírio. Um grupo de moradores da Rua Perpétua chegou cedo para marcar espaço no circuito e curtir o melhor do carnaval de Juazeiro. A comerciante Valéria Santos preferiu reunir os amigos e levar cerveja, água e refrigerante em caixas térmicas para economizar durante os shows. Segundo César Alexandre, assim dá para curtir todos os dias da folia sem gastar muito. “Nunca tivemos tantas atrações de graça assim nas ruas então vamos aproveitar e brincar até o último dia” reforçou.
Já a servidora pública Ana Cleide foi festejar seu aniversário com as amigas no pólo do carnaval. “Estou vindo pela primeira vez, mas estou adorando, e mais feliz ainda por poder comemorar mais um ano de vida em uma festa tão bonita. Todos aqui são meus convidados”, brincou a aniversariante.
E quem curtiu também o aniversário no circuito Daniel Alves foi o vocalista da Banda Filhos de Jorge, Dan Miranda, que destacou sua felicidade em voltar a Juazeiro, participar do carnaval dos 100 anos da cidade e ainda festejar seu aniversário. “É muita alegria para um dia só e festejar mais um ano de vida com essa galera é gratificante”, disse.
Para o empresário Manoel Rodrigues, o carnaval de Juazeiro esse ano superou as expectativas. Ele trouxe a família de Casa Nova para a sexta noite da folia e decidiu ficar até a sexta-feira para a apresentação de Ivete Sangalo. “É um carnaval tranqüilo onde você pode curtir em segurança. De parabéns a Prefeitura de Juazeiro por essa grande festa”, resumiu.
A Banda Garota Safada, comandada por Wesley Safadão, fez o público dançar agarradinho ao som do forró eletrônico. O casal Leonardo Gonçalves/Sandra Guimarães, veio de Salvador especialmente para curtir o carnaval de Juazeiro. Leonardo, que já conhecia a festa de outros anos, afirmou que nunca havia se divertido tanto quanto agora. Já Sandra, assegurou nunca ter participado de um carnaval tão animado como o de Juazeiro.
Os 100 anos do carnaval de Juazeiro foi aprovado pela maioria dos foliões e também pelos vendedores ambulantes que estão aproveitando o período para melhorar à renda familiar. Bartolomeu Moraes avalia a festa como grande geradora de empregos temporários. Segundo ele, o estoque de máscaras e fantasias já está chegando ao fim, mas que vai renovar para os próximos dias. “Tenho tido boas vendas, assim como os demais companheiros que vendem outros produtos. Sentimos a alegria nas pessoas em participar de um carnaval com tantas atrações boas. Espero que até o último dia seja assim de paz, tranquilidade e muito mais animação”.