Você enxerga bem? Tem problema de vista? Participaram do programa a nossa consultora e pediatra Ana Escobar e o oftalmologista Samir Bechara.
Você costuma iluminar o ambiente quando vai ler? A iluminação faz toda a diferença na hora da leitura. O doutor Samir explica que a luz deve vir dos lados ou, se vier de cima, não deve produzir sombra. A luz também não deve refletir diretamente nos olhos de forma intensa. E na hora de ler no celular ou no tablete? No caso dos aparelhos eletrônicos, deve-se diminuir a intensidade do brilho na tela até ficar confortável. Ele lembra que a luz dos aparelhos eletrônicos não faz mal, não causa doenças.
Hoje em dia é muito comum ver pessoas andando enquanto usa o celular ou tablets para mandar mensagens, jogar ou ler. Isso passou a ser inevitável, porém, ler em movimento pode gerar uma fadiga maior nos músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos, criando uma fadiga visual. Os sinais que estamos forçando os olhos são: ardência, vermelhidão, visão embaçada e dor de cabeça.
E não é só adulto que precisa de óculos, as crianças também. Em tempos de tablets, computadores e celulares, os pais precisam prestar atenção aos sinais, se os filhos estão confortáveis, se os olhos estão vermelhos, lacrimejando.
Óculos de grau das farmácias
Esses óculos não são proibidos, mas antes de usá-los, deve-se prestar atenção em três pontos:
– É importante o individuo saber qual o grau que ele precisa usar e para isso, deve-se consultar o oftalmologista. Se ele usar um grau maior que o necessário, ele pode até conseguir enxergar de perto com clareza, mas estará forçando os olhos.
– Esses óculos tem sempre o mesmo grau em ambos os lados, por isso só servem para pessoas que tem o mesmo grau nos dois olhos, o que não é comum.
– Por ter o mesmo grau nas duas lentes, esses óculos só corrigem um dos problemas de visão que será a hipermetropia (grau de perto) ou o astigmatismo (grau de longe).
Fonte: Portal G1/Bem Estar