Por Alinne Torres
Mais de mil homens da Polícia Militar farão a segurança durante o Centenário do Carnaval de Juazeiro. Essa informação foi repassada pelo Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel José Jorge Nascimento, durante coletiva, na manhã desta terça-feira (04), a imprensa e demais órgãos de segurança.
“Recursos financeiros e de agrupamentos não foram poupados para os dez dias carnaval de Juazeiro. Em conjunto com outras entidades e as companhias que integram a CPRN, esperamos oferecer mais tranquilidade ao folião desde a saída da sua residência até o retorno”, frisa Coronel Nascimento.
A festa momesca, com início marcado para a próxima sexta-feira (07) no circuito Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana), terá um forte esquema de segurança montado com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Polícia Civil e Guarda Municipal.
O plano operacional abrange os três circuitos oficiais da festa com atividades de patrulhas, acompanhamentos de trios e ônibus, postos de abordagens. “A meta da Polícia Militar para este Carnaval é zerar as taxas de homicídio e reduzir as ocorrências mais frequentes durante a festa, como furtos e brigas”, ressaltou o Tenente Coronel da CPRN, João Pedro Carvalho, durante a apresentação do planejamento.
Ainda de acordo com Carvalho, como neste ano os circuitos terão uma programação mais centralizada, será mais fácil de organizar as tropas e com isso precaver maiores acidentes. “Neste ano teremos mais tranquilidade para policiar porque os polos estão mais centralizados quanto as suas atrações. Nós montamos um forte plano de segurança e nos dias em que houver a apresentação de artistas que atraem um número maior de pessoas iremos reforçar as patrulhas que já se encontram divididas”, frisa o tenente coronel.
Além do contingente de policiais militares envolvidos na segurança do carnaval, a Guarda Municipal irá atuar com 250 homens divididos em escalas. “Estaremos dando apoio aos órgãos que trabalharão em prol da segurança, tranquilidade e comodidade dos foliões. Toda a equipe já está empenhada”, afirma o secretário da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte Coletivo de Juazeiro, Jaime Fonseca.
Durante a coletiva, o Inspetor-Chefe da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Lima, salientou que as ações da PRF estarão voltadas principalmente para a coibição da alcoolemia. “O nosso foco serão cumprimento da Lei Seca e faremos estaremos utilizando de aparelho etilômetro durante as abordagens”, afirma.
O público contará ainda com o atendimento pré-hospitalar de 115 homens do Corpo de Bombeiros. As equipes estarão de prontidão também durante a Travessia das Barquinha, entre Juazeiro e Petrolina, e nos trabalhos da Operação Verão que abrange as ilhas do São Francisco, principalmente a Ilha do Rodeadouro. Agência Fluvial da Marinha do Brasil realizará ainda rondas com uma lancha pelo Rio São Francisco durante os dias de carnaval. É importante ressaltar que o Conselho Tutelar e entidades voltadas ao cuidado de jovens e adolescentes estarão apoiando os trabalhos de segurança no Carnaval.