O Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas reúne-se nesta segunda-feira (25), no Mar Hotel Hotel, em Boa Viagem. Na ocasião, o diretor do Centro de Pesquisa e Extensão da Texas A&M University, John Walker ministra a palestra “Manejo de ecossistemas semiáridos do sul dos Estados Unidos como suporte à pecuária e a caça esportiva/turística”.
O estado do Texas se assemelha a Pernambuco tem em sua extensão climática, que varia de muito úmido, na Golfo do México, até situações de aridez quase desértica, como é o caso do Oeste do Texas, a exemplo de El Paso, cidade fronteiriça com o México.
Diante desse cenário, o centro de pesquisa e extensão de San Angelo, da Texas A&M University se dedica ao estudo da dinâmica da vegetação natural, o equivalente a nossa caatinga e sua relação com a produção animais: bovinos, caprinos e ovinos.
Vale ressaltar que o Texas é o principal produtor de gado de corte, nos Estados Unidos. O aproveitamento da vegetação nativa é fundamental para um bom desempenho da atividade pecuária e, uma vez que San Angelo é um município localizado na área semiárida do Texas, dispor do que a vegetação tem a oferecer é estratégico tanto do ponto de vista ambienta, como econômico.
Jonh Walker apresentará, no Fórum, a experiência de décadas de estudos e a importância do conhecimento científico para a pecuária regional. Há de se convir que, no caso do semiárido brasileiro, algo similar poderá ser posto em prática uma vez que a região tem se caracterizado por conviver com ciclos de secas mais frequentes e intensos, mostrando a importância de desenvolvimento de tecnologias voltadas para este tipo de situação.
O conferencista, também fará uma visita a Serra Talhada, para conhecer de perto a realidade local e avaliar as possibilidades para possíveis colaborações com as instituições de Pernambuco.
O Fórum das Secas é promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) em parceria com o Sebrae. A iniciativa é uma oportunidade de discutir as demandas da classe produtora rural, bem como de apresentar alternativas políticas e tecnológicas para a região semiárida. A AÇÃO reúne entidades da comunidade empresarial, acadêmica, e entes do governo.
Blog Geraldo José