Proporcionar um espaço para discutir a formação inicial dos docentes e propostas pedagógicas que insiram o professor no cotidiano escolar durante a sua formação. Esses são alguns dos objetivos do I Fórum Regional das Licenciaturas que será realizado de amanhã(8) até sábado (10), no Complexo Multieventos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). O evento acontece em paralelo aos Seminários Regionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de consolidação das Licenciaturas (Pró-Docência).
O I Fórum Regional das Licenciaturas e os Seminários Regionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de consolidação das Licenciaturas (Pró-Docência) são promovidos pela Univasf, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão Pernambucano, IF Bahia e IF Baiano) e pela Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac).
Conferências, mesas-redondas, comunicações científicas, oficinas e rodas de conversa são algumas das atividades programadas. A conferência de abertura intitulada “Formação de professores no âmbito do Pibid e Prodocência: perspectivas e desafios” será ministrada pelo coordenador geral de Programas de Valorização do Magistério (Capes), professor Helder Eterno da Silveira. As atividades encerram no dia 10, às 18h30 com a Leitura da Carta de Compromisso que será assinada pelas instituições envolvidas.
“Estamos reunindo diversas instituições, não só da região, mas em nível nacional; temos inscrições de Ilhéus, Salvador, Recife, Caruaru, entre outras cidades e também dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas para apresentarmos e conhecermos as experiências de dois programas relevantes para a formação de professores, o Pibid e o Prodocência, que visam assegurar a melhoria da formação inicial docente, possibilitando aos cursos de licenciatura, repensarem suas propostas pedagógicas e colocarem os futuros professores dentro do cotidiano escolar durante todo o curso de formação”, destacou a coordenadora geral do fórum, professora Maéve Melo.
Para mais informações sobre os palestrantes e a programação acesse o site: http://www.forumdaslicenciaturas.com.br.