No dia 27 de agosto o Instituto Revelare realizará a sexta edição da série “Encontros Fotográficos”. O convidado é o pernambucano Daniel Meirinho, fotógrafo e jornalista de formação, Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal e doutor em Comunicação e Ciências Sociais pela mesma universidade. Há mais de dez anos, ele desenvolve projetos em comunicação comunitária, educação e desenvolvimento social, atuando como consultor para organizações sociais na área da infância e juventude como o UNICEF, a Plan, Visão Mundial e Child Fund Brasil e colaborando com centros de pesquisa internacionais em Comunicação, Antropologia Visual e Sociologia.
O fotógrafo é idealizador do Projeto Olhares em Foco cujo objetivo é a formação de educadores e jovens facilitadores em fotografia participativa, vista como instrumento de mudança social e construção da identidade em contextos de juventude e risco social. Cerca de 300 adolescentes e 60 educadores já foram formados pelo projeto, que já passou por mais de 20 cidades, entre elas Fortaleza, Belo Horizonte, Medina, Barbalha, Sobral, Diamantina.
Meirinho une duas paixões – fotografia e educação – no Projeto Olhares em Foco. “Sinto-me presenteado por conseguir trabalhar com distintas paixões de forma única. Colaborar na formação e ser um mediador de conhecimento me faz sentir útil. Ter o compromisso de tocar a vida de cada jovem ou aluno através de uma linguagem que acredito me proporciona prazer e responsabilidade, a qual assumo com muito comprometimento”.
Ele acredita que usar a fotografia como instrumento para expor as problemáticas sociais é apenas canalizar uma de suas funções sociais, como a de documentar e partilhar com os decisores de políticas públicas que possuem o domínio de proporcionar mudanças coletivas significativas que afetem a todos. Durante a palestra ele mostrará, através da fotografia, como realiza esta reflexão.
A série Encontros Fotográficos acontece desde 2013, quando o Instituto Revelare trouxe os fotógrafos Ivan Cruz (Jacaré), Marcelo Reis, Fernanda Capibaribe, Evandro Teixeira e Cristina Cenciarelli. O objetivo é promover a cultura fotográfica na região do Vale do São Francisco, proporcionando um diálogo direto entre fotógrafos convidados – que mostram suas fotografias e falam sobre a produção imagética – e um público diversificado, formado por profissionais, estudantes, amadores e simpatizantes, que participam ativamente do debate.