Fragmentos de uma história

Nos 134 anos de Juazeiro o Diário da Região presta suas homenagens

[nggallery id=97]

NEGO D’ÁGUA

Esta é uma história comum entre as pessoas ribeirinhas, sendo muito difundida entre os pescadores da região, dos quais muitos dizem já tê-lo visto. Segundo a lenda, o nego d’água costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão pescando ou navegando em algum rio. Não existem evidências de como surgiu essa lenda, e o que se sabe é que o nego d’água só habita os rios e raramente sai dele, sendo sua maior atividade a de amedrontar as pessoas que por ali passam, seja partindo anzóis de pesca, furando redes, dando sustos em pessoas embarcadas, e coisas desse tipo. Suas características físicas são peculiares: ele seria a fusão de um homem negro e alto com uma criatura anfíbia, e por isso apresenta nadadeiras, sua cor é a do pó, e tem a pele do corpo coberta de escamas. Em Juazeiro a lenda diz que o “Nego D’Água vive no fundo do rio São Francisco. Dizem que ele é meio homem e meio lontra. Conhecido também como compadre das águas, segundo ribeirinhos, ele arrasta as mulheres bonitas que encontra nas margens do rio e leva para o seu reino. Os homens que não ouvem seus apelos, oferecendo-lhe fumo, ele leva-os para o seu reino como escravos. O Nego D’Água gosta de batuque nas proas das embarcações e tem o poder de naufragá-las”.

MUSEU DO SÃO FRANCISCO

O prédio que abriga a Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Cel. Miguel Siqueira, chamada carinhosamente pelo juazeirense de palácio. Datado de 1925, com características neoclássicas, foi construído em cal e barro da beira do rio São Francisco adicionados a óleo de baleia. Possui afrescos e pinturas murais. Em 1976, a Codevasf vendeu o referido prédio à Caixa Econômica, para que o mesmo fosse demolido e transformado em uma agência bancária. Nesse momento, órgãos de serviços e cidadãos juazeirenses criaram um movimento de protesto. Em consequência, foi firmado um comodato de 20 anos com o município com o compromisso do palacete abrigar objetos e documentos alusivos à região do São Francisco e à memória do povo barranqueiro. Em 2000, a Codevasf doou o palácio de Miguel Siqueira à Fundação Museu Regional do São Francisco. O museu dispõe de um acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1º bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1ª Guarda Nacional da região.

DIOCESE

A Diocese de Juazeiro é formada por 9 municípios, são eles: Juazeiro, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá. Essa população, nesta extensa área, é atendida por 14 paróquias, sendo seis em Juazeiro e 8 no Interior. A Diocese de Juazeiro foi criada em 21 de julho de 1962, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963, com a posse do primeiro bispo, Dom Tomás Guilherme Murphy C.SS.R., que faleceu nos Estados Unidos em 06 de julho de 1995. O segundo bispo foi Dom José Rodrigues de Souza C.SS.R. que ficou à frente da Diocese até o dia 30 de agosto de 2005, quando foi sucedido por Dom José Geraldo da Cruz. A Diocese de Juazeiro está comemorando o Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo Papa João XXIII, em 1962.

VAPORZINHO

O Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como “Vaporzinho”, foi a primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do rio São Francisco, a partir do final do século XIX. Foi trazido diretamente do rio Mississipi, nos Estados Unidos, e navegou pelo rio São Francisco até a década de 1970, quando foi aposentado e colocado na parte comercial da orla fluvial de Juazeiro. Por cerca de duas décadas serviu como restaurante e pizzaria, mas nos últimos anos estava completamente abandonado e depredado. Época em que ficou resolvido que ele seria retirado da parte comercial da orla fluvial e colocado na nova orla fluvial, onde já funcionou o porto fluvial da cidade.

ILHA DO FOGO

Cercada de água e mistérios por todos os lados, a Ilha do Fogo é a divisa natural entre os estados de Pernambuco e Bahia. A ilha possui uma área praiana de terreno acidentado, formado por uma rocha única, elevando-se ao poente em morro de aproximadamente 20 metros de altura, onde fica um cruzeiro que durante muito tempo serviu de orientação aos navegantes. Uma antiga lenda assegura que existe na ponta da Ilha do Fogo uma grande serpente amarrada em três fios de cabelos de Nossa Senhora das Grotas (padroeira de Juazeiro). No dia em que a serpente se libertar, diz a lenda, as cidades de Juazeiro e Petrolina serão inundadas. Mas o que cerca a ilha hoje é o desejo que o povo tem em continuar usando as suas margens para o lazer, isso devido a ordem judicial que entregou a administração da ilha ao Exército, que já avisou restringir o acesso assim que ocupar o local.

PARQUE DE CALU

Antigo sumidouro do esgoto doméstico do bairro Alto da Maravilha transformou-se em um belo parque urbano, que reúne famílias e amigos apaixonados por esportes, lazer e comidas gostosas. Hoje o Parque de Calú é um dos pontos mais frequentados da cidade, deixando qualquer turista impressionado, especialmente ao conhecer o inicio da sua história.

PRAÇA DA MISERICÓRDIA

A Praça da Misericórdia é uma das praças mais bonitas da cidade, onde as pessoas se reúnem para ouvir música, assistirem peças teatrais ao ar livre, um grande ponto de encontro. Este ano já foi reformada para melhor atender seus visitantes.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

CPI do INSS prevê novas prisões após detenção de ex-presidente Stefanutto

post-image

O presidente da CPI do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou ontem que novas pessoas podem ser presas pelo esquema de desvios em aposentadorias, após a prisão do ex-presidente da entidade Alessandro Stefanutto pela Polícia Federal nesta manhã.

 “Isso é só o começo. Tem muita gente que ainda vai ser presa. Tem muita estrutura pública que vai cair. Tem muita verdade que vai aparecer”, disse no X (antigo Twitter).

Viana também afirmou que há interessados em fazer delação premiada sobre a fraude. “Há outras pessoas dispostas a fazer delação, inclusive a esta CPMI”, afirmou a jornalistas, quando questionado sobre um possível acordo de colaboração do empresário Maurício Camisotti, apontado como um dos principais articuladores do esquema, com a Polícia Federal.

Stefanutto é investigado por suspeita de ter permitido os desvios sob sua gestão. Ele assumiu o INSS em julho de 2023, no governo…

Read More
Política Relevantes

PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

post-image

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (13), o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto. A prisão se deu em nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Stefanutto foi exonerado do cargo em abril, logo após a Operação Sem Desconto revelar as fraudes contra aposentados e pensionistas.

A operação investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Policiais federais e auditores da CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão em 15 unidades da federação.

Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte,…

Read More
Política Relevantes Revista

Cúpula dos Povos traz perspectiva social e ambiental à COP30

post-image

Movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo ser reúnem nesta quarta-feira (12), às margens do Rio Guamá, em Belém (PA), para a abertura da Cúpula dos Povos.  Em uma agenda que se estende até o dia 16 de novembro, o encontro deve reunir, na Universidade Federal do Pará, milhares de pessoas com o objetivo de trazer perspectivas sociais e ambientais em encontros paralelos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Ainda de manhã, embarcações navegarão pelas águas do Rio Guamá até a Baía do Guajará em verdadeiro arrastão de vozes populares por justiça climática, em um encontro de mulheres, jovens, ribeirinhos, pescadores, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e toda a diversidade dos povos mundiais que se juntarão ao movimento. A Barqueata da Cúpula será o primeiro ato político de uma extensa programação que se estende até…

Read More
Política Relevantes

Deputado Roberto Carlos propõe Programa Habitacional para policiais civis e militares da Bahia

post-image

O deputado estadual Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Indicação ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando a implantação de um Programa Habitacional voltado aos integrantes das Polícias Civil e Militar do Estado.


A iniciativa busca garantir moradia digna e segura aos profissionais de segurança pública, reconhecendo o papel essencial que desempenham na proteção da população baiana.


De acordo com o parlamentar, muitos desses servidores vivem em áreas que não oferecem a segurança necessária às suas famílias, o que aumenta sua exposição a riscos e dificulta o pleno exercício de suas funções. “Quem protege a Bahia merece viver com dignidade. É dever do Estado oferecer condições seguras para aqueles que arriscam a própria vida em defesa da sociedade”, afirmou Roberto Carlos.

O deputado destacou ainda que o programa contribuirá…

Read More
Política Relevantes

COP30 começa nesta segunda; saiba o que está em jogo e o que esperar da conferência sobre a crise do clima

post-image

A 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30) começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA), a primeira realizada na Amazônia. Serão duas semanas decisivas para a ação global contra as mudanças climáticas.

Cerca de 50 mil pessoas — entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários — participam do encontro. A Cúpula de Líderes, que terminou na sexta (7), já indicou o tom político das negociações:

Agora, as atenções se voltam para as mesas de negociação, onde esses compromissos terão de sair do discurso e se transformar em planos concretos, com metas, prazos e recursos definidos. Mas o que é de fato a COP, qual a sua importância e o que será realmente…

Read More
Política Relevantes

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

post-image

“Uma transição justa precisa contribuir para reduzir as assimetrias entre o Norte e o Sul Global, forjadas sobre séculos de emissões. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela expõe e exacerba o que já é inaceitável. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (10) que a governança global precisa contribuir a favor de uma transição justa para economias de baixo carbono que evite um colapso climático planetário. A declaração foi dada na abertura da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), realizada em Belém. O evento prossegue até o próximo dia 21.

“Uma transição justa precisa contribuir para reduzir as assimetrias entre o Norte e o Sul Global, forjadas sobre séculos de emissões. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela expõe e exacerba o que já é inaceitável. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que…

Read More
Sem Categoria

Gestão de Juazeiro inicia requalificação do Memorial da Bossa Nova, antiga casa de João Gilberto

post-image

Em Juazeiro, a memória da música brasileira ganha novos contornos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, iniciou a revitalização do Memorial Casa da Bossa Nova, espaço de homenagem localizado na residência de infância de João Gilberto, juazeirense conhecido como “pai da Bossa Nova”.

O projeto inclui a reconstrução do memorial, com o apoio da museóloga especializada Gilzia Dias Brito. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência mais completa sobre a vida e a obra do músico.

Três salas da casa serão usadas: duas para exposições com fotos, informações e trajetória, e uma para exibição de vídeos, shows e materiais de pesquisa, além de outras novidades. Para isso, estão sendo criados dois projetos: o museográfico, que organiza o espaço, as exposições e o fluxo de visitantes, e o museológico, que define missão, visão,…

Read More
Política Relevantes

Ação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35; 1 pessoa foi morta

post-image

Ao menos 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado na Bahia foram detidas na manhã desta terça-feira (4), durante uma operação da Polícia Civil contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no estado.

Realizada com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção na Bahia, a Operação Freedom contou com o apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF).

Além de Salvador e Eusébio, há mandados judiciais sendo cumpridos em Ilhéus e Aratuípe, na Bahia. A Justiça também autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial. O homem, cujo nome não foi divulgado, não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados…

Read More