O Instituto de Saúde Integral – ISI/BA, conveniado ao Programa Bahia Acolhe, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, iniciou nesta quarta-feira (17), o Seminário de Formação e Assessoria para Agentes Públicos que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua, com carga horária de 20h. O evento acontece até esta sexta-feira (19), no auditório do Colégio Tableau.
O objetivo do seminário é qualificar as ações socioassistenciais nos processos de encaminhamento e acompanhamento aos diversos serviços públicos, como forma de possibilitar a este público, o resgate de sua cidadania assegurando os seus direitos sociais. “O Instituto atua em 12 municípios da Bahia e em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras, está realizando a formação e informação dos profissionais da assistência social, saúde, segurança pública, habitação e educação. Juazeiro é um município referência, no que diz respeito à atuação do Centro Pop, que em um ano de implantação, está desenvolvendo um excelente trabalho com as pessoas em situação de rua”, evidenciou a técnica do ISI-BA, Patrícia Andrade.
Em Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDIS realiza ação direcionada a pessoas que vivem nas ruas através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – Centro Pop. No mês de novembro, o Centro atendeu mais de 150 pessoas, com alimentação, higienização, atendimento psicossocial e assistência social.
A população em situação de rua é resultado do contexto de desigualdades sociais que caracterizam um sistema de violação de direitos, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular, sendo compelidas a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento. A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, emocionou os profissionais com um depoimento pessoal sobre como ela conseguiu sair das ruas e transformar a própria vida.
De acordo com Célia Regina Carvalho, secretária da SEDIS, a parceria com o ISA é de fundamental importância para o fortalecimento da proteção básica. “A orientação do prefeito Isaac é de fortalecermos cada vez mais o trabalho junto às pessoas em situação de rua. Além da implantação do Centro Pop, inaugurado em dezembro de 2013, este ano realizamos o Seminário o Crack é Possível Vencer, a Guarda Municipal adquiriu equipamentos que está contribuindo para a abordagem e monitoramento da população de rua, e conseguimos contemplar três famílias que moravam nas ruas de Juazeiro no Programa Minha Casa Minha Vida. O próximo passo, é a implantação da Casa de Acolhimento”, destacou Célia Regina.
Fonte: ASCOM PMP




