O diretor de água e esgoto do interior, José Inaldo do Nascimento e a técnica de Meio Ambiente, Thaís Lima, ambos funcionários do SAAE de Juazeiro, participaram de 03 a 06 deste mês, na cidade de Paulo Afonso, de oficina de capacitação para inicio da 2º fase de implantação dos sistemas de dessalinização do ‘Programa Água Doce’.
O Programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.
De acordo com o diretor de água e esgoto do interior do SAAE, José Inaldo do Nascimento, na Bahia foi contemplado 41 municípios. “Neste momento em Juazeiro 69 localidades passam pelo diagnostico. Se o resultado for favorável as exigências do Programa, será realizado a recuperação/implantação dos sistemas de dessalinização e depois o acompanhamento e monitoramento dos sistemas implantados”, explicou Inaldo.
José Inaldo ressaltou ainda que para ser beneficiada, toda a comunidade deve comprometer-se com a manutenção de todo o sistema, já que a gestão será compartilhada entre governo municipal e moradores, como também disponibilizando área para a instalação dos tanques de contenção ou para a instalação dos sistemas produtivos integrados. O programa ainda tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental.
A técnica do Meio Ambiente da autarquia, Thaís Lima, considerou importante a vinda do Programa para Juazeiro. “Isso vai fortalecer as comunidades, tornando os sistemas de dessalinização e produtivos autossustentáveis, por meio da capacitação de agentes locais multiplicadores. O termo de compromisso assinado pela comunidade define os responsáveis em cuidar do sistema e objetiva ainda, a destinação adequada do concentrado proveniente da dessalinização, visando à preservação do meio ambiente e garantindo água de qualidade para todos”.
Fonte: ASCOM SAAE/PMJ