Nos finais de semana, em vários polos no interior de Petrolina, bem como na sede do município, acontecem as aulas para os jovens que se inscreveram no projeto pré-vestibular gratuito “Jovem de Futuro”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
Para o secretário de Educação de Petrollna, Coronel Leite, o “Jovem de Futuro” é um estímulo em relação às aulas regulares . O programa funciona nos moldes de curso pré-vestibular. Os estudantes assimilam conteúdos extras, nas disciplinas de Português e Matemática e, em seguida, são submetidos a um teste, cujo resultado serve de referência e parâmetro para que a Secretaria de Educação tenha uma visão mais clara dos níveis de aprendizado na Rede Municipal de Ensino, que os teve em suas escolas por vários anos. “Os alunos passam a se identificar com todo o processo e no futuro podem encarar o desafio com naturalidade na hora das provas para ingresso nas faculdades ou no Instituto Federal”, explica o secretário.
Sem condições de pagar um curso pré vestibular particular, a estudante Elismária Santana vê no “Jovem de Futuro”, uma grande oportunidade. “Estou satisfeita demais porque aqui posso avaliar o meu nível de aprendizagem e tirar as dúvidas com o processo do vestibular. Eu não quero perder uma aula,” ressalta Elismária Santana, que quer prestar vestibular para pedagogia.
As aulas acontecem sempre aos sábados, das 14 às 17h e aos domingos, das 8h às 11h.
As provas do teste, com folhas de resposta e gabarito, serão aplicadas após as últimas aulas do programa e terão 20 perguntas para cada disciplina. A entrega aos alunos será efetuada em envelopes e os conteúdos avaliados por meio de relatórios.
A novidade este ano é que cerca dos 800 alunos participantes do Jovens de Futuro recebem uma bolsa auxílio, segundo Projeto de Lei nº 013/2014 sancionado pelo Prefeito Julio Lossio.
Fonte: ASCOM SEDUC