O GAIV (Grupo de Ação Ideal Voluntário) Liga da Solidariedade, composto por funcionários da InterCement de Campo Formoso, Bahia, desde 2015 desenvolvem uma série de atividades de voluntariado apoiados pela empresa e pelo Instituto InterCement focado na reforma de escolas, principalmente nas áreas rurais do município que são unidades com, em média, duas salas de aula. Todas as atividades focam nos reparos estruturais com objetivo de levar conforto aos alunos e docentes e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade educacional.
Até agora, foram entregues seis unidades (veja lista abaixo) e no dia 04 de novembro de 2017 será entregue mais uma unidade reformada, desta vez será a Escola José Nunes Virgílio, do Povoado Olária. “Hoje o voluntariado está arraigado em nosso dia a dia. Vale lembrar que todo esse trabalho não seria possível sem o apoio financeiro, para a compra dos materiais, das empresas parcerias, da InterCement e do Instituto InterCement“, comenta Charles Freitas – Mecânico da unidade e voluntário do projeto.
No total, as ações mobilizaram mais de 200 voluntários e beneficiaram diretamente cerca de 400 pessoas (entre alunos, docentes e funcionários das escolas), além de uma população de milhares de pessoas que vivem nesses povoados rurais. “Ver a alegria das crianças ao encontrarem suas salas de aula reformadas e com novos recursos é gratificante e torna todo esse trabalho ainda mais motivador. Na Comunidade de Puxadeira, na qual sou membro, a ação foi além dos muros da escola, pois através do parquinho conseguimos entreter as crianças retirando-as de ambientes impróprios para elas”, conta Edson Medrado, Programador de Manutenção da Unidade e voluntário do projeto.
“Para mim, moradora desta comunidade, foi uma grande satisfação em ver a escola reformada, agradeço a InterCement pela realização, a escola ficou muito bonita e mais segura, foi um presente não só para as crianças e seus pais, mas para todos nós da comunidade. Já havia muito tempo que ela estava em péssimas condições” relata Tereza Oliveira, Moradora da Comunidade e voluntária do projeto.




