Durante a tarde desta sexta-feira (19), a Gestão Municipal, representada pelo secretário da Cidade, Marcello Cavalcanti, participou de uma reunião com a Secretária Nacional do Patrimônio da União (SPU), Cassandra Nunes, representantes religiosos, e o parlamentar Odacy Amorim (PT), no auditório da Secretaria de Educação, para debaterem uma possível solução para a questão irregular do terreno da ‘Antiga Área do Aeroporto de Petrolina’, onde hoje se concentram 54 imóveis, entre eles estão templos religiosos, sindicatos e empresas corporativas.
A vinda da Secretária, diretamente do Ministério do Planejamento e Gestão para Petrolina, foi por meio de um convite do prefeito Júlio Lossio e do senador Humberto Costa (PT) que, sensíveis a aflição que todos estavam passando devido a possibilidade de demolição das igrejas (entre elas, quatro evangélicas e uma católica), acionou com a intervenção do secretário Marcello Cavalcanti a urgência desse debate com os representantes envolvidos no processo de desapropriação da área.
Durante mais de duas horas de reunião, todos os presentes puderam dialogar e esclarecer todas as questões em trâmite sobre o processo de reintegração de posse dos terrenos. O secretário Marcello apresentou toda documentação e histórico que legitimam total isenção do atual Governo nos processos de cessão e doação irregulares dos terrenos.
Algumas medidas foram definidas, ainda que provisórias. E ainda na sexta foi protocolada na Justiça Federal a solicitação de suspensão da execução da reintegração de posse de uma das igrejas que estava marcada para o dia 24, o mesmo vale para as demais, dentro de um prazo estabelecido de 90 dias.
No momento aberto à imprensa, logo depois da reunião, a secretária pôde anunciar os resultados já estabelecidos “A iniciativa emergencial foi a suspensão total deste processo de reintegração, dentro de um prazo de 90 dias, além de sairmos daqui com uma comissão mista de trabalho formada e com agenda definida. A primeira reunião desta comissão está marcada já para o dia 07 de outubro, e já me comprometi em retornar ao município no final do mês (dia 30), para juntos fazermos um balanço dos trabalhos, tanto na parte jurídica quanto na construção da regularização da área, devido à sua importância comercial área para o município. Não será um trabalho fácil, e todos os envolvidos estão cientes disso, mas todos nós firmamos o compromisso de encontrarmos uma solução”, declarou a secretária.
Para o secretário Marcello Cavalcanti, que estava representando o prefeito Júlio Lossio, “esta reunião foi extremamente necessária, uma vez que todos nós nos sentimos aflitos com estes problemas vividos pela nossa cidade, e que foram deixados pelas antigas administrações. Estamos unindo forças para que dentro do prazo dos 90 dias possamos encontrar uma solução adequada. A prioridade da gestão é primeiramente o bem estar e interesse das pessoas, e com elas firmamos o compromisso de melhor estruturar a parte urbanística comercial da cidade com a regularização desta aréa”, afirmou o secretário.
Ascom PMP