A equipe brasileira chega ao Pré-Olímpico de Londres, disputado na arena North Greenwich, e que também será o palco do esporte na próxima Olimpíada, depois de fraco desempenho no Mundial de Tóquio e no Pan-Americano de Guadalajara, ambos no fim do ano passado. Como se não bastasse, as ginastas brasileiras ainda trocaram farpas publicamente durante a competição no México e chegam à capital inglesa pressionadas pela fase conturbada.
“Em 2011, nossa aclimatação no Japão (no Mundial de Tóquio, em outubro) não foi boa, teve a contusão da Jade e as meninas ainda assistiram à ascensão da equipe masculina. De repente, elas já não eram o centro das atenções como antigamente e isso também abala. Chegamos ao Pan desgastadas porque o Mundial foi muito duro e no final ocorreu toda aquela situação”, analisou Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina.
Após o treinamento de pódio desta segunda-feira, as ginastas mais experientes do grupo, Daiane dos Santos, de 28 anos, e Daniele Hypolito, de 27, negaram que o clima continue ruim entre elas.
“Acho que resolvemos os problemas que tinham que ser resolvidos. Não eram problemas entre a gente, mas outros problemas que prefiro não comentar. Graças a Deus, está tudo tranquilo e isso nos ajudou a treinar bem. Em relação ao Pan, agora temos a ajuda da Jade, a equipe está preparada e temos confiança que podemos conquistar uma vaga pra Olimpíada”, disse Daiane.
“O que atrapalha um pouquinho é que uma palavra errada causa um tumulto enorme. Mas estamos bem, treinamos juntas desde o dia primeiro de dezembro e o clima melhorou bastante. Essa concentração fez bem pra gente”, completou Daniele Hypolito.
Após a modesta quinta colocação no Pan de Guadalajara, a equipe aposta em um bom desempenho da ginasta Jade Barbosa, que não esteve na competição mexicana por causa de uma lesão no tornozelo.
“Na verdade, a equipe não sou só eu. Não adianta eu acertar 100% e as outras meninas errarem tudo. Ou eu errar tudo e elas acertarem. É um conjunto”, minimizou a atleta de 20 anos de idade.
Além de Jade, Daiane e Daniele, a seleção será representada no Pré-Olímpico por Ethiene Franco, Adrian Gomes, Priscila Cobello e Bruna Leal. O Brasil disputa uma das quatro vagas olímpicas com outros sete países: Bélgica, Canadá, Espanha, França, Itália, Coreia do Sul e Holanda.
As eliminatórias femininas serão disputadas nesta quarta-feira, dia 11, quando serão conhecidas as equipes classificadas para Londres 2012. As finais individuais por aparelhos acontecerão entre quinta e sexta-feira.