O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (11), para pedir a devolução das armas dos Policiais Ferroviários Federais (PFF) apreendidas com a categoria numa operação realizada em fevereiro de 2013. Na ocasião, 23 policiais ferroviários foram presos na Estação da Mangueira, no Recife.
Patriota lembrou o papel dos Policiais Ferroviários Federais, principalmente quando se trata da segurança do metrô em Pernambuco. Os ferroviários continuaram trabalhando depois do episódio, mas como não têm armas, não fazem a segurança do sistema.
“Segundo informações do Sindicato dos Policiais Ferroviários Federais de Pernambuco (SINPOFFER), o sistema de segurança ferroviária, no Estado, conta apenas com pouco mais de cem policiais ferroviários federais, hoje desarmados e 50 vigilantes terceirizados, para atender um público superior a 400 mil usuários, por dia, fato que aumenta a violência e o vandalismo nessa área”, disse.
E completou:
“Lamentavelmente esse tão importante sistema de transporte de massa está desprotegido e a mercê de bandidos, por falta de policiais respeitados que estão impedidos de exercer sua profissão, que é proteger o usuário desse sistema metroviário”, avaliou.
O socialista solicitou ao Poder Legislativo que devolva as armas e coletes apreendidos pela Polícia Federal para que os Policiais Ferroviários voltem armados, às estações de metrô, tão carentes de segurança.
“Finalizamos apelando, agora, ao Poder Legislativo, em Pernambuco, encarregado de julgar a ação instituída pelo eminente Delegado da Polícia Federal daquele Estado, com a máxima urgência, objetivando a devolução dessas armas, fardamentos e equipamentos de trabalho ao Metrô do Recife, bem como a permissão para que os Policiais Ferroviários Federais, continuem usando tais equipamentos de trabalho, para proteger os passageiros carentes desse importante transporte”, concluiu.
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)




