Juazeiro será governada até a próxima segunda-feira, 31 de dezembro por Maria Gorete Alcântara, que deixa o cargo de vice e assume a função de prefeita do município. A transmissão temporária do cargo ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), no Paço Municipal, em solenidade tomada por muita emoção. Amigos, familiares, funcionários, secretários de governo, vereadores e imprensa estiveram presentes.
Durante a transmissão de cargo, o primeiro ato da prefeita foi sancionar a Lei de Número 2.324/2012 correspondente ao PROREFIS Água – Programa de Estímulo a Regularização de Débitos, de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), relativos às tarifas de água e esgoto, com vencimento até 31 de dezembro de 2012.
Sobre a nova Lei, a prefeita ressaltou que é de fundamental importância que a população pague suas contas visto que “Juazeiro tem crescido e para chegar água em todas as casas é preciso investir e isso só poderemos fazer se tivermos a compreensão dos nossos usuários”, disse Gorete.
Extremamente feliz, Gorete agradeceu a oportunidade e disse que tudo que foi feito nesse primeiro mandado será multiplicado. “Essa foi a segunda vez que assumi o cargo de vice (a primeira de 97 a 2000), e agora como prefeita. Quero dizer que me orgulha muito fazer parte desse momento, de estar ao lado desse grande homem que é Isaac. E dizer que quero ver Juazeiro entrar o ano novo no ritmo do trabalho”, disse a prefeita.
O prefeito reeleito Isaac Carvalho, agradeceu a toda a família Alcântara pela convivência, pelo apoio tanto pessoal como político nesses quatro anos. “É uma alegria pra gente estar nesse momento simbólico transmitindo o cargo a Gorete. Tenho a certeza que vamos continuar unidos por um projeto chamado Juazeiro. E quero dizer que mesmo Gorete não estando mais como vice, ela continuará contribuindo. Agora só sou prefeito em 1° de Janeiro”, brincou Isaac.
A secretária Célia Regina e ex-secretária de Ação Social, Maria José, foram escolhidas para falar em nomes das mulheres. Ambas parabenizam a prefeita Gorete pela coragem e dedicação a vida pública, já que este foi o seu segundo mandato como vice (o primeiro na gestão de Rivas de 97-2000) e destacaram a necessidade de uma maior participação feminina na vida política do município.
Bastante emocionado, o subsecretário de Relações Institucionais da Bahia e esposo, Pedro Alcântara, endossou as palavras de Isaac Carvalho dizendo que “o que importante nesse momento não é quantos dias Gorete vai ficar no cargo, mas a simbologia do ato, o reconhecimento de gratidão, de lealdade que foi construído, da amizade”.
Concluindo, o ex-deputado fez questão de dizer que a partir do dia 1°, Juazeiro terá o mesmo prefeito, mas um novo governo. “A reeleição de Isaac é fruto de um trabalho constituído por fortes alianças, alianças que querem o desenvolvimento de Juazeiro. Um governo que foi avaliado por 55% da sua população. Então eu só posso dizer que continuarei parceiro desta gestão”, concluiu Pedro Alcântara.