O governador da Bahia Jaques Wagner chega hoje a Juazeiro onde inaugura logo mais na localidade de Campo dos Cavalos (região do Salitre) o Sistema de Abastecimento de Água (SAAs) de Sabiá II como parte das ações do programa Água para Todos, do governo federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em sua área de atuação. Em Juazeiro também será inaugurado o sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos, no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz entre outras autoridades estarão presentes ao ato. A obra de remediação ambiental além de remediar o lixão existente no município, também permite a disposição adequada dos resíduos por meio de um aterro controlado com área de vazadouro de cerca de 40 hectares e capacidade de 156,12 t/dia. Foram construídas duas células: uma para fase de remediação e outra para requalificação do lixo. A operação do aterro controlado está a cargo da Prefeitura Municipal de Juazeiro. O investimento em Juazeiro foi de R$ 7,8 milhões. Cerca de 9,6 mil pessoas serão beneficiadas.
Outros cinco SAAs estão em fase de conclusão no município e mais de 7,1 mil pessoas serão atendidas, totalizando recursos da ordem de R$ 7,2 milhões. As obras de implantação dos SAAs integram a estratégia da empresa para enfrentamento da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos – um total de 250 municípios baianos decretaram estado de emergência devido a estiagem. “É gratificante poder empreender ações que aliviam o sofrimento da população do semiárido, especialmente num momento em que o Nordeste enfrenta os efeitos de uma das piores estiagens de sua história”, afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.