No Dia Mundial da Água, comemorado ontem (22), o governador da Bahia Jaques Wagner acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, do senador Valter Pinheiro, deputado federal Daniel Almeida, do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e demais prefeitos da região, inaugurou no povoado de Campo dos Cavalos o Sistema de Abastecimento de Água que vai beneficiar 30 comunidades do Salitre.
Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o programa federal Água para Todos tem como meta levar água a todas as localidades do interior que sofrem com a longa estiagem. Para o governador esta é uma obra “sagrada” pois levará água para quem precisa, matando a sede humana e dos animais. Ao falar da seca que assola todo o Nordeste, Jaques Wagner disse que “a mãe natureza está reclamando de alguma coisa”. Segundo o governador, 50% do rebanho baiano já foi dimizado pela estiagem. Wagner anunciou a compra de 40 mil cabeças de caprinos e ovinos para serem distribuídas com agricultores da Agricultura Familiar, mas adiantou que só poderá fazer a entrega quando tiver pasto no campo para os animais. “O prejuízo causado pela seca é grande, minimizado apenas pelas ações sociais implantadas no governo do ex-presidente Lula que tem sequência com Dilma. Estamos trabalhando 24 horas na esperança de que a chuva venha para minimizar o sofrimento do homem do campo”, disse o governador.
Novos investimentos
Já o ministro Fernando Bezerra Coelho destacou a pesquisa que comprova a popularidade da presidenta Dilma Rousseff reforçando o compromisso do governo federal que, segundo ele, está presente em todo o Nordeste com investimentos de R$ 25 bilhões para a oferta de água em toda a região através do Programa Água para Todos.
Durante a inauguração o governador, o ministro e o presidente da Codevasf anunciaram e assinaram ordem de serviço com os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho e de Sobradinho, Luiz Vicente, para a construção de 20 km de adutora, que vai de Junco Salitre a Curral Novo; 20 km de pavimentação de estrada vicinal da EB100 a Capim de Raiz; além de R$ 10 milhões para construção de aterro sanitário do consórcio Juazeiro-Sobradinho.
“O prefeito Isaac já está me pedindo mais obras. Eu entregando obra e ele pedindo coisa nova. Mas, quem é prefeito, deve pedir mesmo”, disse o governador referindo-se aos pedidos do prefeito de Juazeiro para que a adutora do Forró chegue até o açude Pinhões, recuperação de estradas no Salitre e o projeto Serra da Madeira. Na ocasião, Isaac também agradeceu ao governador pela ação junto ao Ministério da Defesa que devolveu a Ilha do Fogo para o povo.
Para o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, a implantação do aterro sanitário na cidade só trará benefícios para a sociedade. “A construção deste aterro é de suma importância para Sobradinho, Juazeiro e as cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco, este é o início de muitas conquistas que ainda virão”, otimizou o prefeito.
Texto e fotos: Antonio Pedro