Na próxima segunda-feira (18), os governadores do Nordeste iniciam uma série de reuniões na Europa em busca de investimentos para áreas integradoras da região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. A passagem pela França, Itália e Alemanha é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
Nos três países, os gestores vão apresentar o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades do Nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). A comitiva participa de eventos com empresários e tem reuniões com setores econômicos e governamentais em Paris, nos dias 18 e 19, em Roma, no dia 20, e em Berlim, nos dias 21 e 22.
Entre os destaques, estão previstos encontros com o grupo francês Engie, que atua na geração de energia, e a norueguesa Golar, empresa de transporte de gás natural liquefeito. Há ainda a possibilidade de ampliação de parcerias com entidades financiadoras, a exemplo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que já investem em projetos de sustentabilidade, agricultura e combate à pobreza no Nordeste.
Além do presidente do Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa (Bahia), participam da missão internacional os governadores Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão).
“Essa missão internacional é bastante representativa na história do Brasil porque estamos conseguindo unir nove estados em uma viagem única para buscar no exterior o desenvolvimento do Nordeste. Vamos mostrar aos investidores estrangeiros o potencial que temos em áreas como turismo e energia renovável. A perspectiva é gerar ainda mais emprego e renda para nosso povo”, comentou o presidente do Consórcio e governador da Bahia, Rui Costa.
Itamaraty – O governador Rui Costa levou ao conhecimento do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a missão que o órgão fará para atrair investimentos da Europa à região. O encontro aconteceu, ontem, no Itamaraty, em Brasília, com as presenças também dos governadores do Piauí, Wellington Dias; de Pernambuco, Paulo Câmara; do vice governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.
Representando os demais governadores, Rui Costa mostrou o cronograma da missão à Europa que acontecerá no período de 18 a 22 de novembro em Paris, Roma e Berlim. O governador fez o convite ao Itamaraty para contribuir via Embaixadas e participar presencialmente das reuniões.
“Se quiserem nos acompanhar, fica feito o convite. Queremos ter êxito, transmitir confiança, independente de diferentes pontos de vista políticos”, afirmou Rui ao pontuar que eles vão se apresentar como nação, buscando investimentos para os 57 milhões de nordestinos. “Seremos reconhecidos como Brasil e nosso objetivo é construir conjuntamente”, complementou Rui Costa.
Tribuna da Bahia