Os concursos para procurador da Fazenda Nacional e para advogado da União terão edital publicado ainda este ano. A informação é do próprio advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que afirmou ter assinado os editais de liberação para 138 vagas, sendo 68 para advogado e 70 para procurador, com aval da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Os cargos têm salário inicial de R$ 14.970.
A idéia da AGU (Advocacia-Geral da União) é promover o concurso para repor as recentes aposentadorias e outras vagas abertas nos últimos anos. No caso dos advogados da União, além das 68 oportunidades imediatas, é esperado que, em breve, outras 560 sejam preenchidas.
O Projeto de Lei 7.580/2010, que prevê a criação de 560 vagas para advogado da União, está em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.
A proposta, de autoria do Executivo Federal, já foi aprovada nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação. A pauta transita em caráter de prioridade.
O último concurso para advogado da União foi divulgado no final de 2008, quando foram oferecidas 86 vagas. A seleção foi realizada pelo Cespe e tem validade até o fim deste ano.
No caso dos procuradores da Fazenda Nacional, a seleção mais recente foi em 2007 quando foram escolhidos 250 candidatos. Deste concurso, que foi realizado pela Esaf, ainda restam 176 candidatos aprovados para nomear, o que ainda deve ocorrer até dezembro.