Até o final desse mês, será lançada uma licitação emergencial para o início das obras de reforma do Centro de Convenções de Salvador, localizado no bairro do Stiep. De acordo com o Governo da Bahia, essa primeira licitação será no valor de R$ 5 milhões. Em seguida, uma nova licitação de cerca de R$ 9 milhões será feita para a climatização do segundo e terceiro andar do edifício, além de obras de segurança.
Em março, a Bahiatursa determinou a interdição do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções, depois que técnicos do órgão constataram risco iminente de desabamento da cobertura do espaço. Na avaliação do órgão, a equipe de engenharia detectou problemas em vigas de sustentação e recomendou o fechamento imediato da área, até a recuperação completa das estruturas danificadas.
O governo tem realizado estudos para construção de um novo Centro de Convenções no bairro do Comércio, em Salvador. “Aquela área pode entrar como troca, contrapartida num projeto de PPP [parceria público privada] para construção do novo centro. Ele está em um local de valor imobiliário alto e nós podemos fazer um arranjo e uma licitação onde o vencedor possa receber aquilo como pagamento do novo a ser construído”, disse Rui Costa.
Ele criticou, ainda, a atual estrutura do centro, que estaria custando um grande valor para sua manutenção. “Aquela concepção toda metálica na beira do mar em uma área toda salinizada tem um custo muito alto de manutenção. Acredito que quem adquirir aquilo vai botar no chão e construir um empreendimento imobiliário”.
Fonte: Correio da Bahia