O programa Governo Presente está apoiando o reeducando Evanilson Souza, 33 anos, que escreveu a mão um livro autobiográfico sobre sua trajetória na penitenciária Edvaldo Gomes, em Petrolina, onde cumpriu pena de 2 anos e 4 meses.
Depois de produzir o material de forma artesanal, Evanilson está digitando todo o conteúdo na sala de Oportunidades da Estação Governo Presente, em Petrolina, para posterior publicação.
O egresso está sendo acompanhado pelo Patronato Penitenciário de PE, órgão ligado à secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e que em parceria com o programa do Governo Presente, funciona dentro da Estação.
De acordo com Geraldo Andrade, coordenador do Patronato em Petrolina, a função do órgão é promover a reinserção social dos egressos e liberados do sistema prisional do Estado de Pernambuco, através de assistência jurídica, psicossocial e pedagógica. “Temos o compromisso de fiscalizar e monitorar os egressos buscando oportunidades no mercado de trabalho para que eles possam se inserir na sociedade”.
A gestora da Estação Governo Presente, Francis Teonília, explica que o programa Governo Presente atua de forma integrada com secretarias e órgãos municipais, estadual e federal viabilizando programas e projetos de desenvolvimento social e inclusão produtiva.
“O apoio aos reeducandos do sistema penitenciário de Petrolina possibilita mudanças significativas das pessoas que fazem parte desse extrato social. Esta é uma das funções do Programa Governo Presente: chegar próximo e facilitar os encaminhamentos”, confirma Teonília.