Cerca de 60 moradores do Serrote do Urubu poderão fazer triagem para retirada da carteira de Identidade. O acerto foi pactuado pelo programa Governo Presente em parceria com o Expresso Cidadão e o serviço ocorrerá na escola estadual Alternância Proteja.
A equipe do Expresso Cidadão fará uma ação especifica de um dia na escola e os moradores da comunidade que não puderam tirar a carteira no dia da Ocupação Social de Impacto, realizada pelo programa Governo Presente (31 de agosto), poderão fazer o fichamento dos dados pessoais para posterior emissão da identidade.
O trabalho será feito em duas etapas. A primeira é a triagem para organização dos documentos necessários para confecção da identidade. No segundo momento, os moradores serão encaminhados para o Expresso Cidadão para emissão do documento. Todo o serviço é gratuito.
“São ações como estas que possibilitam a inclusão do cidadão na sociedade”, ressalta Francis Teonília, coordenadora da Estação Governo Presente em Petrolina. Ela explica que o trabalho desenvolvido nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs) está fundado em ações especificas que visam à estabilidade social do cidadão que vivem em regiões sem acesso aos bens de consumo e serviços prioritários.
Para o coordenador do Expresso Cidadão em Petrolina, Ednilson Santos, a documentação de uma pessoa é o reconhecimento da sua cidadania. “O documento mais exigido do cidadão é a identidade. Quando a pessoa não apresenta este documento ela se sente fora da sociedade. O nosso alvo é incluir todos essas pessoas”.
A data para o dia da triagem está sendo definida em função dos ajustes operacionais para divulgação junto à comunidade. A ação deve ocorrer entre o final de setembro e inicio de outubro/2013.
GRFM