A escola Proteja no Serrote do Urubu, na zona rural de Petrolina, sertão pernambucano, sedia na tarde da quinta-feira (28) um Fórum Social Territorial que irá debater segurança e atuação da polícia comunitária. O encontro, organizado pela Estação Governo Presente de Petrolina, contará com a participação de representantes das secretarias dos governos estadual e municipal e a Polícia Militar, além dos moradores.
Espaço de participação social para a discussão e avaliação das ações, o Fórum realiza a escuta das demandas das lideranças comunitárias e da comunidade local – a serem encaminhadas aos poderes públicos estadual e municipal – e leva a informação de programas e projetos destinados aos Territórios Especiais da Cidadania – TECs.
O Fórum é apenas uma das ações do programa de promoção da cidadania e garantia de direitos chamado Governo Presente, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – Sedsdh. Ao todo foram realizados em 2014 em Petrolina, dentre outras reuniões, dez Fóruns Territoriais (1640 pessoas) e três Ocupações Sociais de Impacto com 25800 atendimentos nos quatro TECs atendidos: João de Deus, João e Maria, Serrote do Urubu e São Gonçalo.
ESCOLA – A Escola Estadual de Alternância/Projeto Proteja é uma escola pública da rede estadual de ensino de PE, localizada na zona rural, atendendo às comunidades do Porto da Ilha, Serrote do Urubu, Porto de Palha (Carujo), Pedrinhas e adjacências. Criada em 2004, atende atualmente 480 alunos, funcionando nos três turnos, com ensino fundamental regular, projeto travessia e ensino médio.