140 municípios baianos tiveram situação de emergência decretada em decorrência do longo período de estiagem. Na lista estão cidades como Juazeiro, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Sento-Sé e Paulo Afonso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado deste último sábado (28).
O decreto considera: a ocorrência, em alguns municípios baianos, de fatores anormais e adversos decorrentes da longa estiagem, indicados nos relatórios recentes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec); a escassez pluviométrica em determinados municípios baianos, que tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas do estado, principalmente à agricultura e à pecuária; a falta do abastecimento de água nos municípios baianos, que tem gerado o exaurimento de grande parte dos mananciais que fornecem água potável às comunidades rurais, distritos e cidades; e que a estiagem prolongada tem provocado danos ambientais, bem como danos à subsistência e à saúde da população em diversos municípios.
O documento ressalta ainda que se impõe ao estado a adoção de ações emergenciais com vistas a minimizar a situação de profunda gravidade socioeconômica, e que compete ao estado restabelecer a situação de normalidade e preservar o seu patrimônio ambiental e o bem-estar da população.
Dessa forma, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”, diz o texto.
Blog Preto no Branco








