Por que grávidas podem continuar praticando esporte – e que precauções tomar

Relatório conclui que riscos são menores do que se pensava, mas é importante ouvir os médicos – e o próprio corpo – ao praticar exercícios de alta intensidade na gestação.

Muitas atletas continuam a treinar – e a competir – depois de engravidar. Essa prática ganhou o aval, recentemente, de um relatório encomendado pelo Comitê Olímpico Internacional, que afirma que há menos riscos do que se pensava para as atletas que competem grávidas. Afinal, quais são os riscos e precauções que mulheres acostumadas ao esporte devem tomar ao descobrir a gravidez?

“Existem apenas alguns estudos de qualidade sobre a gravidez entre atletas de elite ou mulheres que se exercitam muito, mas parece que muitas continuam a se exercitar durante a gravidez e isso não as afeta de forma negativa. Não parece prejudicar a mãe e nem o feto”, afirma a professora Kari Bo, da Universidade Norueguesa de Ciências do Esporte.

Em princípio, essas atletas não têm um risco maior de problemas na gestação ou com os bebês. Mas Bo afirma que, quando problemas do tipo ocorrem, as pessoas costumam relacioná-los imediatamente à atividade física durante a gravidez, o que nem sempre é o certo.

Um caso curioso na história do esporte de alto rendimento é o da corredora norueguesa Ingrid Kristiansen, que em março de 1983 perdeu Campeonato Mundial de Cross Country apesar de seu favoritismo na prova. Depois, ela contou que estava grávida de quase cinco meses.

“Acho que foi o jeito que eu corria. Talvez eu estivesse um pouco mais pesada na parte superior do corpo, não tenho certeza”, contou Ingrid.

Mas, poucos meses antes antes, ela havia vencido a Maratona de Houston, nos EUA, com um tempo de duas horas e 33 minutos – já grávida.

Ciclo irregular

Atletas frequentemente têm um ciclo menstrual irregular, então pode acontecer que algumas participem de competições sem sequer saber que estão grávidas. Nos últimos anos, pelo menos 17 mulheres competiram em Olimpíadas durante a gestação.

Algumas sabiam: uma imagem famosa é dos Jogos de Londres em 2012, quando a atleta malaia Nur Suryani Taini participou da prova de tiro com uma barriga de oito meses de gravidez.

Exercitar ou não exercitar?

Os conselhos dados às mulheres grávidas em relação à prática de exercícios costumam ser confusos e especulativos. Durante muito tempo se acreditou que o exercício prejudicava a capacidade reprodutiva de uma mulher.

As raízes desse pensamento não eram científicas e tinham mais a ver com papéis designados para cada gênero do que com a saúde da mãe ou do bebê.

Mas, na década de 1980, alguns pesquisadores começaram a analisar o impacto do exercício sobre o corpo de uma mulher – em termos de oxigênio, fluxo sanguíneo, nutrientes e temperatura. E chegaram à conclusão de que eram os mesmos impactos exercidos por um feto.

Esses médicos então sugeriram que, se uma mulher grávida se exercitasse, o feto poderia perder a disputa pelos recursos disponíveis no corpo da gestante.

“De certa forma, está certo. Mas as mulheres que são atléticas também têm uma distribuição do sangue muito boa, então (a atividade) não parece fazer mal ao feto”, afirmou Bo.

“Ao mesmo tempo é óbvio que a placenta também recebe uma nutrição melhor quando a mulher se exercita. Ou seja, acontece um tipo de compensação.”

Frequentemente as atletas de elite acham que precisam descobrir sozinhas quais exercícios podem fazer e quais são os proibidos durante a gravidez

Mulheres grávidas regulam melhor a temperatura corporal (e é por isso que elas podem transpirar mais) e têm maior capacidade cardiovascular. As mudanças hormonais podem fazer com que elas sintam maior flexibilidade nas juntas, e um aumento na concentração de células vermelhas no sangue significa que elas estão transportando mais oxigênio pelo corpo.

Estudos indicam que atletas de elite que treinam durante e depois da gravidez podem observar um aumento no consumo máximo de oxigênio de entre 5% e 10% nos meses depois do parto, apesar de isso não ter sido observado naquelas que praticam esportes apenas por lazer.

Bo afirma que a mensagem para as atletas grávidas é simples: ouça seu corpo. Se você fizer algo que não parecer certo, provavelmente será melhor parar.

“Os poucos estudos que temos mostram que atletas grávidas reduzem a intensidade e a frequência de treinos por conta própria. Isso acontece quando sua barriga está crescendo e você sente a criança pulando junto com você, o que não é muito bom”, afirmou a professora.

Dicas

A professora Kari Bo acredita que as próprias atletas são as mais indicadas para analisar sua habilidade de treinar durante a gravidez. Mas ela oferece algumas dicas:

No primeiro trimestre (período de 12 semanas) é melhor evitar um grande aumento na temperatura corporal, o ideal é usar roupas leves ou se exercitar em ambientes com ar-condicionado, evitando também o exercício exaustivo em dias muito quentes.Atletas de levantamento de peso provavelmente devem reduzir o esforço durante a gravidez, já que isso pode aumentar a pressão sanguínea, parar o fluxo de sangue para o feto e pressionar a região pélvica.Mergulho não é indicado durante a gravidez, e mulheres no último trimestre também devem evitar esportes de contato intenso como futebol ou hóquei, nos quais elas podem sofrer quedas ou colisões.No último trimestre, as atletas não devem praticar exercícios que superem os 90% de seu consumo máximo de oxigênio, já que isso pode diminuir o batimento cardíaco do feto.Recomendações

A nova pesquisa se encaixa nas recomendações dadas ao público em geral.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que as mulheres grávidas façam exercícios aeróbicos e de resistência que podem reduzir o risco de diabetes e melhorar o bem-estar mental. Mas antes de começar um programa de exercícios elas devem procurar aconselhamento médico.

No, Reino Unido, o serviço nacional de saúde recomenda que grávidas continuem a se exercitar, mas evitem exercícios extenuantes – noção que depende de o quão em forma está a mulher e quanto esporte ela já pratica.

Um exemplo é o da atleta sueca Eva Nystrom, que estava entre a sétima e a oitava semana de gravidez quando venceu uma prova nacional de duatlo (corrida de dez quilômetros, seguida por 40 quilômetros na bicicleta e outra corrida de cinco quilômetros).

Dois dias depois, Nystron – que já sabia que estava grávida – foi correr e passou mal.

“Foi como um sinal para eu ouvir meu corpo, eu tinha que esfriar um pouco. No começo treinei e corri demais”, disse.

Ela continuou correndo regularmente. Mas, com o avanço da gravidez e o aumento de peso, ela começou a sentir dores nas costas.

Como naquele ano houve muita neve no sul da Suécia, Nystrom começou a treinar esqui cross-country cerca de uma hora por dia.

A atleta treinava logo de manhã, para evitar os olhares de desaprovação.

“Treinei pela última vez 24 horas antes de obebê nascer. Estava um pouco cansada, mas foi tudo bem”, contou.

Depois do parto

O conselho tradicionalmente dado a mulheres depois do parto é para pegar leve nas seis semanas seguintes ao nascimento, mas a professora Kari Bo afirmou que isso não se aplica a todas.

Na verdade, as atletas que passaram por uma gravidez e um parto fáceis frequentemente voltam a se exercitar depois de uma ou duas semanas.

Em 1983, Ingrid Kristiansen teve apenas quatro dias de descanso depois do parto do filho Gaute, e então ela voltou a treinar.

Ela venceu novamente a Maratona de Houston com um tempo de duas horas, 27 minutos e 51 segundos, cinco minutos abaixo de seu tempo anterior na mesma maratona.

Depois do nascimento do filho, Kristiansen deu início à melhor fase de sua carreira estabelecendo recordes para a maratona, os 10 mil metros e os 5 mil metros.

Eva Nyston foi campeã mundial de duatlo de longa distância em 2012, já mãe. As duas atletas fazem parte de um crescente grupo de mulheres que mostram que é possível, com o apoio adequado, organizar o treino e as competições e não prejudicar a vida do bebê.

Mas, apesar do novo relatório do COI, Kari Bo reconhece que já recomendou várias vezes para as atletas diminuirem o ritmo durante a gravidez.

“Acho que as atletas têm muito, muito medo de ficar fora de forma. E, para essas mulheres, eu digo: você não vai perder muito ao se exercitar moderadamente nos últimos dois meses da sua gravidez. São apenas alguns meses de sua vida. Então tome cuidado, porque você está carregando um passageiro.”

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More
Política Relevantes

TSE inicia teste em urnas eletrônicas para eleições de 2026

post-image

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, nesta segunda-feira (1), os testes para as urnas que serão usadas nas eleições de 2026. Oficialmente, o procedimento se chama Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais. Ao todo, serão aplicados 38 testes de transparência e confiabilidade nas urnas somente nesta semana.

Até sexta-feira (5), as avaliações, que não se restringem apenas às urnas, deverão verificar os sistemas que a Justiça Eleitoral utilizará durante em 2026. O primeiro turno está previsto para outubro do ano que vem. 

Os testes serão aplicados a várias etapas do sistema eleitoral, desde os gerenciadores de dados até a apuração e computação dos votos. 

Durante a abertura dos testes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que a ação tem como objetivo “garantir mais segurança” ao processo eleitoral. 

“Esses…

Read More
Política Relevantes

Lula sanciona isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

post-image

“A economia não cresce por conta do tamanho da conta bancária de ninguém, a economia cresce por conta do consumo que a sociedade…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (26), a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da taxação para altas rendas. Uma das principais bandeiras de campanha de Lula em 2022, a medida começa a valer a partir de janeiro do ano que vem e deve beneficiar mais de 15 milhões de brasileiros.

Em discurso sobre justiça social e combate à desigualdade, Lula destacou que não existe “sociedade igualitária”, mas que é preciso governar para aqueles que precisam do Estado. Ele reafirmou que o crescimento econômico do país tem por base o consumo da população.

“A economia não cresce por conta do tamanho da conta bancária de ninguém, a economia cresce por conta do consumo que a sociedade…

Read More
Política Relevantes

Mulheres negras marcham hoje em Brasília por reparação e bem-viver

post-image

Caravanas de diversas partes do país vão ocupar, nesta terça-feira (25),  a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a 2ª Marcha das Mulheres Negras, com o tema “por Reparação e Bem Viver.” A expectativa é reunir 300 mil pessoas.

Organizada pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, a mobilização nacional busca colocar em pauta os direitos básicos desse segmento da população – como moradia, emprego, segurança -, mas também por uma vida digna, livre de violência e por ações de reparação.

A jornada faz parte da programação da Semana por Reparação e Bem-Viver, de 20 a 26 de novembro, na capital federal, marcada por debates, atividades e apresentações culturais para exaltar o protagonismo das mulheres negras em todo o país.

Segunda edição

A nova edição da Marcha das…

Read More