Por Raryana Wenethya
A greve dos bancários, que completou 22 dias nesta quinta-feira (10), está causando transtornos para muitos juazeirenses que precisam utilizar o serviço de caixas eletrônicos. O problema é que em vários bancos da cidade faltam envelopes para depósitos e dinheiro para efetuar saques.
A equipe do Diário da Região visitou quatro agências bancárias localizadas na Rua Praça Barão Rio Branco, no Centro, onde, destas, três apresentaram mau funcionamento. No Banco do Brasil quatro caixas estavam inutilizados por falta de dinheiro para saque, assim como na Caixa Econômica Federal. No Bradesco, três caixas eletrônicos não funcionavam. Com exceção deste, todos os outros dois estavam sem envelopes. Das agências visitadas por nossa equipe, a única que tinha todos os caixas funcionando e disponibilizava envelopes para depósito foi a do Banco Itaú.
Conversamos com Ademar Ferreira, que já havia ido a dois bancos para tentar efetivar um pagamento sem sucesso. Segundo Ademar, as Agências estavam sem envelope para depositar o dinheiro. “Vou ficar com minhas contas em atraso por causa disso”, lamentou.
Quem também ficou sem fazer o depósito foi Gilmar Silva Junior, que classificou a falta de envelopes como um empecilho para quem quer depositar dinheiro. “Agente vai ficar aí, sem fazer depósitos para pagar as contas”, disse.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Maribaldes Silva, a falta de envelopes e de cédulas nos caixas eletrônicos deve-se a pouca quantidade de funcionários em atividade nas agências. “Eu acredito que os bancários estejam fazendo a reposição em um determinado horário do dia.”, afirmou.
Maribaldes Silva explicou ainda que os envelopes destinados aos depósitos de cheque também podem ser utilizados para depositar dinheiro. “Muitas vezes quando está em falta o envelope, o dinheiro pode ser depositado no de cheque mesmo”.